“Nada se cria...”: o crossfit enquanto prática corporal ressignificada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55291

Resumo

O presente artigo realizou uma análise comparando o Crossfit com as práticas corporais sistematizadas antes do seu surgimento. O objetivo foi o de verificar se tais práticas possuem algum vínculo com o que o Crossfit se tornou. Iniciou-se com uma introdução do Crossfit evidenciando seus aspectos principais, bem como explorando a sua origem. Realizou-se um diálogo com a literatura acadêmica e com as informações encontradas em fontes oficiais da modalidade. A título de conclusão, percebeu-se que o Crossfit surgiu de maneira a institucionalizar práticas anteriores, oriundas principalmente da Ginástica Alemã e da Calistenia. Nesse sentido, a modalidade apropria-se de práticas já conhecidas e as ressignifica, utilizando-as com a proposta de desenvolver atletas “completos”.

Biografia do Autor

Jonatan Fortunato, UFPR

Graduado em Educação Física - UFPR

jonatanfortunato@hotmail.com

Jeferson Roberto Rojo, UEM

Mestre em Educação Física - UFPR

Doutorando em Educação Física - UEM

jeferson.rojo@hotmail.com

Evelise Amgarten Quitzau, ISEF-Uruguai

Doutora em Educação pela Unicamp (2016). Docente do Instituto Superior de Educación Física, da Universidad de la República, Uruguai. Dedica-se a pesquisas relacionadas à história da educação e da educação física, tomando a particularidade da história da ginástica alemã e da imigração nas primeiras décadas do século XX no Brasil.

eveliseaq@yahoo.com.br

Ana Carolina Belther Santos, UFSC

Graduada em Educação Física - UEM

ana_belther_1993@yahoo.com.br

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Doutor em Educação - UNICAMP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFPR

 

Referências

ACHAUER, H. 209,585: RISE OF THE OPEN. 2014. Disponível em: http://games.Crossfit.com/article/209585-rise-open Acesso em: 8 nov. 2015.

BOLSANELLO, Debora Pereira. Pilates é um Método de educação somática? Revista Brasileira de Estudos da Presença, v.05, n.1, p.101-126, 2015.

BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. (Org.). Calistenia. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime.; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário crítico de educação física. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014. p. 94-97. Edição revista e ampliada.

CFJ. 2003. Interview: Coach Greg Glassman. The Crossfit Journal, p.1–2. Disponível em: http:// library.Crossfit.com/free/pdf/05_03_Interview_Glassman.pdf Acesso em: 8 nov. 2015.

CORRÊA, Ligia de Moraes Antunes. Da beleza e vigor do corpo: Breve história da Calistenia. 2002. 55 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação Física, Faculdade de Educação Física - Unicamp, Campinas, 2002.

CROSSFIT BRASIL. Glossário. 2015. Disponível em: http://www.Crossfitbrasil.com.br/blog/glossario/ Acesso em: 20 jul. 2015.

CROSSFIT. Crossfit Level 1 Certificate Course: Crossfit Level 1 Certificate Course. Disponível em: https://training.Crossfit.com/ Acesso em: 25 jul. 2015.

CROSSFIT. “What is a WOD?”. 2012. Disponível em: http://www.Crossfittt.com/programs-and-pricing/what-is-a-wod/ Acesso em: 20 jul. 2015.

CROSSFIT. How to Affiliate. 2013. Disponível em: http://www.Crossfit.com/how-to-affiliate Acesso em: 24 jul. 2015.

DAWSON, Marcelle C. Crossfit: Fitness cult or reinventive institution?. International review for the sociology of sport, v. 52, n. 3, p. 361-379, 2015.

EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida: Ideias e Letras, 2010.

FORTUNATO, Jonatan. Crossfit como uma prática esportivizada, dos Box as Arenas. 2015. Monografia (Especialização) - Curso de Educação Física, Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

FRAGA, Alex Branco. Anatomias emergentes e o bug muscular: pedagogias do corpo no limiar do século XXI. In. SOARES, Carmen Lúcia. Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2006, p.61-78.

GÜNTHER, Hartmut. Qualitative research versus quantitative research: is that really the question? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2006, vol.22, n. 2.

GUTTMANN, Allen. From ritual to record: The Nature of modern sporte. New York: Columbia University Press, 2004.

GUYTON, Arthur C.; HALL, John. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1998.

HOFMANN, Annette R. Uma mente sã num corpo são: o movimento do turnen teuto-americano. In: TESCHE, Leomar. Turnen: transformações de uma cultura corporal europeia na Ámerica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 109-131.

KALIN, Fernando Ezequiel. Nosotros hacemos CrossFit: etnografía sobre identidades deportivas. Educación Física y Ciencia, v. 19, n.2, e030, 2017.

MARINHO, Inezil Penna. Sistemas e métodos de educação física. São Paulo: Brasil Editora, 1953.

PAZ, Tereza Sornoza. Cuando el deporte se convierte en negocio: los Reebok Crossfit Games. Newsletter oficial de los alumnos, ex alumnos y profesores del Máster en Gestión Empresarial en Deporte de la Universidad de Vigo. 2017. Disponível em: https://mbadeporte.wordpress.com/tag/eventos-deportivos/ Acesso em janeiro de 2018.

QUITZAU, Evelise Amgarten. „O trabalho na forma de alegria juvenil“: a ginástica segundo Johann Christoph Friedrich Guts Muths. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 2, p. 359-373, 2012.

QUITZAU, Evelise Amgarten. Da ‘Ginástica para a juventude’ a ‘A ginástica alemã’: observações acerca dos primeiros manuais alemães de ginástica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.38, n.2, p.111-118, 2015.

QUITZAU, Evelise Amgarten; SOARES, Carmen Lúcia. Um manual do século XVIII: culto à natureza e educação do corpo em" Ginástica para a Juventude", de Guts Muths. Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, n. 1, p. 23, 2016.

REBOOK CROSSFIT BCN (Barcelona) (Org.). Historia Reebok Crossfit BCN. Disponível em: http://www.reebokCrossfitbcn.com/cr_historia.php Acesso em: 24 jun. 2015.

ROJO, Jeferson Roberto. et al. Corrida de rua: reflexões sobre o “universo” da modalidade. Revista Corpoconsciência, v. 21, n. 3, p. 82-96, 2017.

STANQUEVISCH, Patrícia. Possibilidades do corpo na ginástica geral a partir do discurso dos envolvidos. 2004. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2004.

TAO, David. How crossfit embraced fans and built the next great spectator sport. 2013. Disponível em: http://www.forbes.com/sites/davidtao/2013/06/02/how-Crossfit-embraced-fans-and-became-the-next-great-spectator-sport/ Acesso em: 8 out. 2015.

Teixeira, Cauê Vazquez La Scala. et. al. Short roundtable RBCM: treinamento funcional. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, n.1, p. 200-206, 2015.

TESCHE, Leomar. O Turnen, a educação e a educação física nas escolas teuto-brasileiras, no Rio Grande do Sul: 1852-1940. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

TIBANA, Ramires Alsamir; ALMEIDA, Leonardo Mesquita de; PRESTES, Jonato. Crossfit® riscos ou benefícios? O que sabemos até o momento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, n. 1, p. 182-185, 2015.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

FORTUNATO, Jonatan; ROJO, Jeferson Roberto; QUITZAU, Evelise Amgarten; SANTOS, Ana Carolina Belther; MORAES E SILVA, Marcelo. “Nada se cria...”: o crossfit enquanto prática corporal ressignificada. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1–17, 2019. DOI: 10.5007/2175-8042.2019e55291. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55291. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>