O processo de difusão do kung fu no ocidente: entre o sentido de perda e a inevitabilidade da perda do sentido

Fernando Dandoro Castilho Ferreira, Juliano de Souza, Wanderley Marchi Júnior

Resumo


Neste artigo, procuramos problematizar aspectos do processo de desenvolvimento do Kung Fu na China e de sua posterior difusão para o Ocidente à luz da teoria sociológica de Norbert Elias. Para cumprir este objetivo, estruturamos o texto em três partes. Na primeira delas, apresentamos alguns elementos da teoria de Elias que são úteis para estudar o Kung Fu. Na segunda parte do artigo, por sua vez, trazemos alguns indícios acerca do processo de difusão do Kung Fu para o Ocidente, tomando como leitura auxiliar a obra “O Mosteiro de Shaolin” de Meir Shahar. Na terceira e última parte do texto, sugerimos que a recepção do Kung Fu no Ocidente engendra um processo social que conjuga elementos da tradição chinesa e da modernidade capitalista, conferindo a essa prática um caráter híbrido e polissêmico.

 


Palavras-chave


Kung Fu; China; Ocidente; Processo de difusão

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p13



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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