A avaliação da pós-graduação em Educação Física e suas implicações para os periódicos da área: “publicar ou perecer” vale também para os editores

Autores

  • Giovani De Lorenzi Pires Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • Bianca Natália Poffo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p111

Resumo

Nossa intenção é refletir sobre como o modelo de avaliação da pós-graduação brasileira, sobretudo o sistema Qualis-CAPES, impacta o processo editorial de periódicos da área 21, notadamente os do campo da Educação Física. O texto, na forma de um ponto de vista, trata de questões como produtivismo, financiamento, condutas éticas, desvalorização do trabalho editorial, entre outros. Considera, contudo, que a editoria, com suas vicissitudes, representa uma experiência formativa significativa. O relato é feito desde “o lugar” dos autores, que integram a comissão editorial da revista Motrivivência – LaboMidia/UFSC

Biografia do Autor

Giovani De Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Doutor em Educação Física (UNICAMP). Professor do PPGEF/UFSC, pesquisador do LaboMidia/UFSC. Editor da Motrivivência. Contato: delorenzi57@gmail.com

Bianca Natália Poffo, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação Física (UFSC) e doutoranda no PPGEF/UFPR, pesquisadora do LaboMidia/UFSC. Coordenadora da comissão editorial da Motrivivência. Contato: bia.poffo@hotmail.com

Referências

BARATA, Rita de Cássia B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.13, 2016. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/947

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização [1929/1930]. In: ____. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006, v. XXI.

JOB, Ivone. Desafios e dilemas da editoração de revistas científicas no Brasil. In: RECHIA, Simone et al. (orgs.). Dilemas e Desafios da Pós-Graduação em Educação Física. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2015.

LARROSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, jan-abril/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf

LOVISOLO, Hugo R.“Levantando o sarrafo ou dando tiro no pé”: critérios de avaliação e Qualis das Pós-Graduações em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.29, n.1, p. 35-48, set./2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/7/13

____. Gestão de revistas: algumas considerações e sugestões para o debate. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 4, p. 708-14, out-dez./2014. Disponível em: http://rbceonline.org.br/pt/vol-36-num-4/sumario/S0101328914X00028/

RODRIGUES, Luiz Oswaldo C. Publicar mais, ou melhor? O tamanduá olímpico. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.29, n.1, p. 35-48, set./2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/8

SILVA, Mauricio R.; PIRES, Giovani L. Motrivivência, 25: registros de uma trajetória, perspectivas de continuidade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.36, n.4, p. 780-89, out-dez./2014. Disponível em: http://rbceonline.org.br/pt/motrivivencia-25-registros-uma-trajetoria/articulo/S0101328914000134/

_____. A pós-graduação, a CAPES e os periódicos científicos (Editorial). Motrivivência, Florianópolis, ano XXIV, n.39, p.07-13, dez./2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p7 .

SOMA, Nei Y.; ALVES, Alexandre D.; YANASSE, Horacio H. O Qualis Periódicos e sua utilização nas avaliações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.13, 2016. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1128

TANI, Go. Editoração de periódicos em Educação Física/Ciências do Esporte: dificuldades e desafios. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 4, p. 715-22, out-dez./2014. Disponível em: http://rbceonline.org.br/pt/editoracao-periodicos-em-educacao-fisica-ciencias/articulo/S0101328914000043/

TREIN, Eunice; RODRIGUES, José. O mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.16, n.48, p. 769-792, dez./2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000300012

VAZ, Alexandre F.; ALMEIDA, Felipe Q.; BASSANI, Jaison J. Profissionalização dos periódicos: novamente (editorial). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.34, n.3, p. 519-520, jul.-set./2012. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1645/785

VILAÇA, Murilo M.; PALMA, Alexandre. Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.18, n.53, jun./2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000200013

VILAÇA, Murilo M. Dilemas e desafios da Pós-Graduação: pressão por publicação, produtivismo acadêmico e ética científica em publicação. In: RECHIA, Simone et al. (orgs.). Dilemas e Desafios da Pós-Graduação em Educação Física. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2015.

ZUIN, Antonio Soares; BIANCHETTI, Lucídio. O produtivismo na era do “publique, apareça

ou pereça”: um equilíbrio difícil e necessário. Cadernos de Pesquisa, v.45, n.158, p.726-750, out-dez/2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000400726&lng=pt&tlng=pt

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

Pires, G. D. L., & Poffo, B. N. (2018). A avaliação da pós-graduação em Educação Física e suas implicações para os periódicos da área: “publicar ou perecer” vale também para os editores. Motrivivência, 30(54), 111–126. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p111

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>