The Corporality concept in brazilian Physical Education journals: an integrative review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83645

Keywords:

Cinema, Professores, Paraná,

Abstract

This text aims to investigate the use of the term corporality and definitions in Brazilian journals related to Physical Education. Articles from journals classified as WebQualis from 2013 to 2016 were selected, related to the Physical Education knowledge field between extracts A-2 and B-2. The methodology used consisted of an integrative review with quantitative-qualitative analysis. What could be seen was that most texts (54.55%) do not have a specific definition. However, the others present concepts that can be separated into three categories/approaches: 1) Corporality as a historical and social construction linked to power, language and work; 2) Communication process and; 3) Sociocultural relationship manifested in language. It was concluded that the term does not have univocal definitions, which requires further studies.

 

Author Biographies

Milena de Lourdes Gomes Kirsten, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Trabalha no Instituto Federal Goiano onde atua como professora do EBTT na área de Educação Física. Atualmente cursa Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Luciane Silva Avelar, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

É graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-ESEFFEGO-2000). Mestranda em Educação Física UFG com área de pesquisa em biodinâmica. Especialista em Metodologia do Treinamento Desportivo de Alto Rendimento (UEG-ESEFFGO-2020). Especialização em Treinamento Funcional na Performance e no Envelhecimento pelo CEAFI/PUC-GO, em andamento. Atualmente é proprietária e professora do Rhema Box Training, com uma proposta multiprofissional. Preparadora física de Atletas. Atua como palestrante e professora pela Companhia Rhema Teatro/Dança/Musical. Tem experiência na área de preparação física para bailarinos e Personal Training.

Tadeu João Ribeiro Baptista, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (atual UNIVERSO) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFG. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação física, indústria cultural, estética, saúde e atividade física/práticas corporais.

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Published

2022-03-07

How to Cite

Kirsten, M. de L. G. ., Avelar, L. S., & Baptista, T. J. R. . (2022). The Corporality concept in brazilian Physical Education journals: an integrative review. Motrivivência, 34(65), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83645

Issue

Section

Porta Aberta