O conceito de corporalidade em periódicos da Educação Física brasileira: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83645

Palavras-chave:

Cinema, Professores, Paraná,

Resumo

Este texto tem como objetivo investigar o uso do termo corporalidade e suas definições em periódicos brasileiros relacionados à Educação Física. Foram selecionados artigos de revistas com a classificação WebQualis de 2013 a 2016, relacionadas ao campo de conhecimento da Educação Física entre os extratos A-2 e B-2. A metodologia utilizada constituiu-se uma revisão integrativa com análise quanti-qualitativa. O que se pôde perceber foi que a maioria dos textos (54,55%) não apresenta uma definição específica. Entretanto, os demais apresentam concepções que podem ser separadas em três categorias/abordagens: 1) Corporalidade como construção histórica e social vinculada ao poder, à linguagem e ao trabalho; 2) Processo de comunicação e; 3) Relação sociocultural manifesta na linguagem. Concluiu-se que o termo não possui definições unívocas, o que demanda novos estudos.

Biografia do Autor

Milena de Lourdes Gomes Kirsten, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Trabalha no Instituto Federal Goiano onde atua como professora do EBTT na área de Educação Física. Atualmente cursa Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Luciane Silva Avelar, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

É graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-ESEFFEGO-2000). Mestranda em Educação Física UFG com área de pesquisa em biodinâmica. Especialista em Metodologia do Treinamento Desportivo de Alto Rendimento (UEG-ESEFFGO-2020). Especialização em Treinamento Funcional na Performance e no Envelhecimento pelo CEAFI/PUC-GO, em andamento. Atualmente é proprietária e professora do Rhema Box Training, com uma proposta multiprofissional. Preparadora física de Atletas. Atua como palestrante e professora pela Companhia Rhema Teatro/Dança/Musical. Tem experiência na área de preparação física para bailarinos e Personal Training.

Tadeu João Ribeiro Baptista, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (atual UNIVERSO) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFG. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação física, indústria cultural, estética, saúde e atividade física/práticas corporais.

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

Kirsten, M. de L. G. ., Avelar, L. S., & Baptista, T. J. R. . (2022). O conceito de corporalidade em periódicos da Educação Física brasileira: uma revisão integrativa. Motrivivência, 34(65), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83645

Edição

Seção

Porta Aberta