El concept de corporalidad en revistas de Educación Física brasileñas: una revisión integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83645

Palabras clave:

Cinema, Professores, Paraná,

Resumen

Este texto tiene como objetivo investigar el uso del término corporalidad y sus definiciones en revistas brasileñas relacionadas con la Educación Física. Se seleccionaron artículos de revistas clasificadas como WebQualis de 2013 a 2016, relacionadas con el campo de conocimiento de la Educación Física entre los extractos A-2 y B-2. La metodología utilizada consistió en una revisión integradora con análisis cuantitativo-cualitativo. Lo que se pudo ver fue que la mayoría de los textos 54.55% no tienen una definición específica. Sin embargo, los demás presentan conceptos que se pueden separar en tres categorías / enfoques: 1) Corporalidad como construcción histórica y social ligada al poder, el lenguaje y el trabajo; 2) Proceso de comunicación y; 3) Relación sociocultural manifestada en el lenguaje. Se concluyó que el término no tiene definiciones unívocas, lo que requiere más estudios.

Biografía del autor/a

Milena de Lourdes Gomes Kirsten, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Trabalha no Instituto Federal Goiano onde atua como professora do EBTT na área de Educação Física. Atualmente cursa Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Luciane Silva Avelar, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

É graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-ESEFFEGO-2000). Mestranda em Educação Física UFG com área de pesquisa em biodinâmica. Especialista em Metodologia do Treinamento Desportivo de Alto Rendimento (UEG-ESEFFGO-2020). Especialização em Treinamento Funcional na Performance e no Envelhecimento pelo CEAFI/PUC-GO, em andamento. Atualmente é proprietária e professora do Rhema Box Training, com uma proposta multiprofissional. Preparadora física de Atletas. Atua como palestrante e professora pela Companhia Rhema Teatro/Dança/Musical. Tem experiência na área de preparação física para bailarinos e Personal Training.

Tadeu João Ribeiro Baptista, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira (atual UNIVERSO) e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO). É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Realizou Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como Docente no Departamento de Educação Física. Tem vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFG. É Líder do COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação física, indústria cultural, estética, saúde e atividade física/práticas corporais.

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Publicado

2022-03-07

Cómo citar

Kirsten, M. de L. G. ., Avelar, L. S., & Baptista, T. J. R. . (2022). El concept de corporalidad en revistas de Educación Física brasileñas: una revisión integrativa . Motrivivência, 34(65), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e83645

Número

Sección

Porta Aberta