Corpo “educado”: atuação pedagógica de professores de Educação Física em academias de ginástica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76554

Resumo

Os profissionais de saúde pautam-se em saberes técnico-científicos atrelados à racionalidade biomédica para exercer sua atuação como educadores e interventores. Nos estabelecimentos de práticas corporais, especialmente nos espaços fitness, sabe-se que há uma educação biologizante do corpo por parte daqueles que ministram as aulas e atividades do treinamento. Nesse ensaio, objetiva-se, portanto, analisar e problematizar como professores de Educação Física enquanto profissionais de saúde educam o corpo nas academias de ginástica. Esse artigo analisa em que medida a intervenção em saúde desses professores através dos exercícios físicos das academias leva em consideração questões sociais ou fatores exclusivamente biológicos de seus frequentadores.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos

Doutor em Saúde Coletiva (IESC / UFRJ)

Jaqueline Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva

Doutora em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris / França)

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

Silva, A. C., & Ferreira, J. (2020). Corpo “educado”: atuação pedagógica de professores de Educação Física em academias de ginástica. Motrivivência, 32(63), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76554

Edição

Seção

Porta Aberta