Uma referência teórica e metodológica para os estudos sobre a educação da força de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2014v6n12p197Palabras clave:
educação profissional, história da educação, educação e trabalhoResumen
Esse é um estudo bibliográfico e apresenta o surgimento da sociologia do trabalho francesa, quando o declínio do taylorismo-fordismo e do empobrecimento do trabalho se revelaram. Dentre outras clivagens nos estudos sobre o mundo do trabalho, a sociologia do trabalho francesa fundou um campo de estudos e desenvolveu uma metodologia eficiente e sofisticada para investigar a qualificação da força de trabalho sob o modo de produção capitalista. O objetivo aqui intencionado é buscar elementos teóricos para a compreensão das novas demandas por trabalho enriquecido e qualificado que a nova economia e o novo estágio da acumulação capitalista impõem ao sistema educacional e ao de formação profissional. A conclusão desse estudo é que, no Brasil, a metodologia francesa ainda é, em grande parte, ignorada pelos pesquisadores, sendo que esse comportamento tem comprometido a qualidade das pesquisas sobre a qualificação da força de trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden a la Revista Mundos del Trabajo los derechos exclusivos de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licencia permite que terceros remueven, adapten y creen a partir del trabajo publicado, asignando el debido crédito de autoría y publicación inicial en este periódico. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en este periódico (por ejemplo, publicar en repositorio institucional, en sitio personal, publicar una traducción, o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este periódico.