Nos termos de suas benfeitoras: encontros entre trabalhadoras e as senhoras da sociedade de beneficência, Buenos Aires, 1852 - 1870.
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2009v1n2p41Palavras-chave:
Sociedade de Beneficiência, Buenos Aires, tutelaResumo
Este trabalho enfoca um denso universo de relações estabelecidas entre as sócias da Sociedade de Beneficiência de Buenos Aires e um variado grupo de mulheres vinculadas ao mundo do trabalho urbano que foram, em algum momento, identificadas como suas tuteladas, entre 1852 e 1870. Através de fontes judiciais, documentação oficial da própria Sociedade de Beneficiência, e de cartas e pedidos dirigidos à Sociedade por parte de trabalhadoras em busca de ajuda econômica, busca-se reconsiderar alguns pressupostos da historiografia sobre beneficiência, filantropia e caridade. Ao considerar estas práticas unicamente como formas de disciplinamento e controle social, esta produção acadêmica perdeu de vista os complexos encontros culturais que se davam entre mulheres diferentes sob o rótulo de “beneficiência”. Neste registro, alguns conceitos, como o de virtude, foram fundamentais para viabilizar e modelar as relações de gênero e classe entre estas mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.