Uma referência teórica e metodológica para os estudos sobre a educação da força de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2014v6n12p197Palavras-chave:
educação profissional, história da educação, educação e trabalhoResumo
Esse é um estudo bibliográfico e apresenta o surgimento da sociologia do trabalho francesa, quando o declínio do taylorismo-fordismo e do empobrecimento do trabalho se revelaram. Dentre outras clivagens nos estudos sobre o mundo do trabalho, a sociologia do trabalho francesa fundou um campo de estudos e desenvolveu uma metodologia eficiente e sofisticada para investigar a qualificação da força de trabalho sob o modo de produção capitalista. O objetivo aqui intencionado é buscar elementos teóricos para a compreensão das novas demandas por trabalho enriquecido e qualificado que a nova economia e o novo estágio da acumulação capitalista impõem ao sistema educacional e ao de formação profissional. A conclusão desse estudo é que, no Brasil, a metodologia francesa ainda é, em grande parte, ignorada pelos pesquisadores, sendo que esse comportamento tem comprometido a qualidade das pesquisas sobre a qualificação da força de trabalho.
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