Docência virtual em Educação Musical: um estudo sobre adequações pedagógicas para o ensino de música a distância

Autores

  • André Garcia Corrêa Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos(UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p629

Resumo

Este artigo analisa as adequações pedagógicas feitas por professores para melhor ensinar em um Curso de Licenciatura em Educação Musical na modalidade de Educação a distância (EaD). O texto resultou de uma investigação qualitativa que utilizou questionários online e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, que foram analisados com um referencial teórico de Educação, Educação Musical e EaD. A análise indicou que a docência virtual, quando comparada ao ensino de música na modalidade tradicional (presencial), apresenta limitações de ordem técnica e tecnológica. Por outro lado, há potencialidades e vantagens em relação à docência presencial. Foram identificadas três razões que estimulam os professores a fazer adequações pedagógicas quando desejam realizar a docência virtual com melhor qualidade: a) mudanças nas formas de interação professor-aluno, visto que o atendimento pode ser mais individualizado na EaD; b) aprendizagem necessária para o uso intensivo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); e c) frequente, intensiva e concomitante adoção de múltiplas mídias, com destaque para os meios audiovisuais e recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

 

 

Biografia do Autor

André Garcia Corrêa, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Carlos, SP.

 

 

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos(UFSCar)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

 

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Corrêa, A. G., & Mill, D. (2016). Docência virtual em Educação Musical: um estudo sobre adequações pedagógicas para o ensino de música a distância. Perspectiva, 34(2), 629–653. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p629