Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 27, n. 2 (2009): Dossiê - Ontologia crítica e conhecimento em Educação Sistemas municipais de ensino no Rio Grande do Sul, Brasil: um olhar atento para o professor Resumo  PDF
Flávia Obino Corrêa Werle, Carolina Obino Corrêa, Alenis Cleusa de Andrade
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Percursos e tendências das pesquisas sobre educação indígena na Região Sul do Brasil Resumo  PDFA
Maria Aparecida Bergamaschi
 
v. 23, n. 2 (2005): Dossiê - Políticas públicas e educação no contexto da globalização Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza Resumo  PDFA
Dalila Andrade Oliveira, Adriana Duarte
 
v. 21, n. 1 (2003): Da polifonia do corpo à multiplicidade de sua educação Aproximaciones al concepto de cuerpo Resumo  PDF
Carlos Carballo, Bettina Crespo
 
v. 20, n. 2 (2002): Perspectiva e espaço público Educação intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos sociais Resumo  PDFA
Reinaldo Matias Fleuri
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais Saberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores Resumo  PDFA
Zizi Trevizan
 
v. 26, n. 1 (2008): Dossiê - Trabalho, Movimentos Sociais e Educação Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares Resumo  PDF
Marlene Ribeiro
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais Parceria público-privada e a gestão da educação: o Programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna Resumo  PDFA
Vera Maria Vidal Peroni, Luciani Paz Comerlatto
 
v. 36, n. 4 (2018): Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender A educacão patrimonial dos docentes universitários em Remedios, monumento nacional Resumo  PDFA (Español (España))
Tomás Raúl Gómez Hernández, Adilson Tadeu Basquerote Silva
 
v. 24, n. 1 (2006): Pós-graduação em educação - temas e controvérsias A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação": É possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? Resumo  PDFA
Valdemar Sguissardi
 
v. 27, n. 1 (2009): Dossiê - Educação, comunicação e tecnologia Mídia-Educação – entre a teoria e a prática Resumo  PDF
Birgitte Tufte, Ole Christensen
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal na educação infantil: apropriações nas produções acadêmicas e documentos oficiais brasileiros Resumo  PDFA
Janaina Cassiano Silva, Alessandra Arce Hai
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Brasil e Timor-Leste: reflexões sobre formação de professores universitários e cooperação educacional Resumo  PDFA
Raquel Antunes Scartezini, Manuel Belo de Carvalho
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática Educação do campo e educação de jovens e adultos no estado de Mato Grosso: um percurso instável Resumo  PDFA
Isaura Isabel Conte, Leonir Amantino Boff
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique As ciências sociais no contexto do ensino superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização Resumo  PDFA
Maria Paula Meneses
 
v. 35, n. 2 (2017): Formação de Professores em ensaios: pesquisa, educação e universidade Aprendizagem e serviço: estudo sobre o nível de satisfação de estudantes do primário Resumo  PDFA
Pilar Folgueiras Bertomeu, Esther Luna González
 
v. 22, n. 1 (2004): Dossiê - Estudos sobre a escola em diferentes contextos sociais Escolas que somem, reflexões sobre escola pública e educação popular Resumo  PDFA
Maria Tereza Esteban
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Memórias contra-hegemônicas e educação para as relações étnico-raciais: práticas decoloniais em contextos periféricos Resumo  PDFA
Claudia Miranda, Helena Maria Marques Araújo
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Identidade negra, educação e práticas de resistência: uma leitura decolonial num quilombo urbano Resumo  PDFA
Mirianne Santos de Almeida, Ilka Miglio de Mesquita
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Apontamentos para a formação de professores na perspectiva ético-política e da filosofia da práxis Resumo  PDFA
Roberto Francisco de Carvalho, Deise Mancebo
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique O papel da escola nos “ensaios” para a cidadania Resumo  PDFA
Cleriston Petry, Angelo Vitório Cenci
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Potencialidades e limitações de um trabalho colaborativo sobre frações com estudantes de Pedagogia Resumo  PDFA
Marlene Menegazzi, Andreia Dalcin
 
v. 27, n. 2 (2009): Dossiê - Ontologia crítica e conhecimento em Educação Trabalho, práxis social e Educação: notas para uma teoria da atividade educativa Resumo  PDF
Epitácio Macário
 
v. 32, n. 2 (2014): Ensino Médio e História Escolar La formación del profesorado en didáctica de la historia: modelos de formación y propuestas para el desarrollo profesional Resumo  PDF
Pedro Miralles Martínez, Raquel Sánchez Ibáñez, Laura Arias Ferrer
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática Pesquisas em formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática sob a perspectiva da articulação entre o conhecimento do professor e a prática Resumo  PDFA
Regina Célia Grando, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin
 
v. 27, n. 1 (2009): Dossiê - Educação, comunicação e tecnologia Diante do abismo digital: mídia-educação e mediações culturais Resumo  PDF
Monica Fantin, Gilka Elvira Ponzi Girardello
 
v. 24, n. 1 (2006): Pós-graduação em educação - temas e controvérsias Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na Pós-graduação brasileira Resumo  PDFA
Regina Célia Linhares Hostins
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais Educação Infantil e Espaços Culturais: possibilidades de apropriação na cidade do Rio de Janeiro Resumo  PDFA
Cristina Carvalho, Thamiris Lopes, Priscila Resinentti
 
v. 29, n. 2 (2011): Docência na Universidade: dimensões de um debate em expansão Didáctica universitaria: ¿un asunto de interés para la universidad actual? Resumo  PDF/A
Elisa Lucarelli
 
v. 26, n. 2 (2008): Dossiê - Política Educacional, Formação e Trabalho Docente Políticas Educativas y modos de trabajo docente en Argentina: un recorrido por las imposiciones y resistencias entre la reproducción y la emancipación Resumo  PDFA
Pablo Imen
 
v. 20, n. 2 (2002): Perspectiva e espaço público Impactos das recentes políticas públicas de educação e formação de trabalhadores: desescolarização e empresariamento da educação profissional Resumo  PDFA
Domingos Leite Lima Filho
 
v. 36, n. 3 (2018): Volume 36, número 3, 2018 Colaborações entre professores e monitores do programa escola integrada de Belo Horizonte Resumo  PDFA
Cibelle Souza Braga, Adriana Maria Cancella Duarte
 
v. 27, n. 2 (2009): Dossiê - Ontologia crítica e conhecimento em Educação Arte e educação contra o fetichismo generalizado na sociabilidade contemporânea Resumo  PDF
Newton Duarte
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais Formação de professores para o ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina Resumo  PDFA
Amurabi Oliveira, Maximiliano Rúa
 
v. 32, n. 1 (2014): Educação de Jovens e Adultos: sujeitos e os espaços de mediações educativas La adaptación de los alumnos inmigrantes: factores importantes para la educación Resumo  PDF/A
Jacqueline Graff Munaro
 
v. 22, n. 2 (2004): Dossiê - Juventude e Educação O trabalho para os jovens diplomados no novo modelo de acumulaçãocapitalista Resumo  PDFA
Mariléia Maria da Silva
 
v. 22, n. 1 (2004): Dossiê - Estudos sobre a escola em diferentes contextos sociais Escola e mercado: a escola face à institucionalização do desemprego e da precariedade na sociedade colocada ao serviço da economia Resumo  PDFA
Ramón Peña Castro
 
v. 31, n. 3 (2013): Escolarização e infância na América Latina: perspectivas etnológicas La Escuela y la Frontera: procesos de identificación nacional de los niños en la frontera entre Argentina y Bolivia Resumo  PDF/A
Natalia Zlachevsky
 
v. 23, n. 2 (2005): Dossiê - Políticas públicas e educação no contexto da globalização Educação escolar indígena: para uma discussão de cultura, criança e cidadania ativa Resumo  PDFA
Clarice Cohn
 
Edição Especial - Dossiê - Educação do corpo: teoria e história O pai da educação física na Argentina: fabricando uma política corporal Resumo  PDFA
Pablo Scharagrodsky
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais Meninos que brincam com bonecas viram meninas? Diferenças de gênero nas brincadeiras de crianças de 4 a 5 anos Resumo  PDFA
Rafaela Junges, Suzana Feldens Schwertner
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância A formação estética na criação artística do livro-imagem Resumo  PDFA
Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araujo
 
v. 20, n. 2 (2002): Perspectiva e espaço público Globalización, educación y diversidad cultural Resumo  PDFA
José Marín
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital? Resumo  PDFA
Aline Fabiane Barbieri, Amélia Kimiko Noma
 
v. 20, n. 2 (2002): Perspectiva e espaço público Rumo à universidade competitiva: na modernização conservadora a universidade perde sua face, sua alma e sua identidade histórica Resumo  PDFA
Valdemar Sguissardi
 
Edição especial 2002 - Leituras sociológicas em educação Sociedade civil e o setor privado do ensino superior no Brasil Resumo  PDF
Paulo Meksenas
 
v. 20, n. 1 (2002): Expressando a Língua Portuguesa e seu ensino Ensino da lingua e desenvolvimento educativo Resumo  PDFA
Maria Helena Mira Mateus
 
v. 35, n. 4 (2017): Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento Complexidade e experiências formativas Resumo  PDFA
Roque Strieder, Clenio Lago, Paulino Eidt
 
v. 36, n. 3 (2018): Volume 36, número 3, 2018 Transmissão do conhecimento e representação: aportes críticos a partir do livro o “Desenvolvimento do Psiquismo” de Alexis Leontiev Resumo  PDFA
Mériti de Souza
 
v. 25, n. 2 (2007): Dossiê - Educação, ensino e formação de professores Las tecnologías de la información y comunicación como recurso en el prácticum de las carreras de educación en España Resumo  PDFA
Antonia Blanco Pesqueira, María Carmen Ricoy Lorenzo
 
v. 31, n. 2 (2013): Trabalho e Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no cenário subalterno do capital-imperialismo Formação de educadores de jovens e adultos do campo: quase tudo por fazer Resumo  PDFA
Marlene Ribeiro
 
v. 19, n. 2 (2001): Intelectuais e Perspectiva A recepção e a atualidade da Filosofia da Educação produzida por Anísio Teixeira Resumo  PDFA
Pedro Angelo Pagni
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacional no estado do Tocantins Resumo  PDFA
Helena Quirino Porto Aires, Idemar Vizolli, Adriana Demite Stephani
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais A transmissão de conhecimentos como condição para a criatividade: o papel diretivo do professor e a criança feliz Resumo  PDFA
Ana Carolina Galvão Marsiglia, Maria Cláudia da Silva Saccomani
 
v. 23, n. 2 (2005): Dossiê - Políticas públicas e educação no contexto da globalização A universidade tecnológica e sua relação com o ensino médio e a educação superior: discutindo a identidade e o futuro dos CEFETs Resumo  PDFA
Domingos Leite Lima Filho
 
v. 26, n. 2 (2008): Dossiê - Política Educacional, Formação e Trabalho Docente Sinais de inovação na docência de advogados, engenheiros e médicos professores universitários Resumo  PDFA
Gildo Volpato
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância O mestre de meninos no templo da inteligência: reflexões sobre a atuação dos professores normalistas e pedagogos no campo educacional Resumo  PDFA
Rossano Silva
 
v. 23, n. 2 (2005): Dossiê - Políticas públicas e educação no contexto da globalização A reforma da educação superior e os mecanismos de parceria público-privada Resumo  PDFA
João Ferreira de Oliveira, Luiz Fernandes Dourado, Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Ana Maria Gonçalves de Sousa
 
v. 26, n. 1 (2008): Dossiê - Trabalho, Movimentos Sociais e Educação Educação sexual: quando a articulação de múltiplos discursos possibilita sua inclusão curricular Resumo  PDF
Jimena Furlani
 
v. 26, n. 2 (2008): Dossiê - Política Educacional, Formação e Trabalho Docente O discurso sobre a homossexualidade na visão de estudantes de Educação Física Resumo  PDFA
Francis Madlener de Lima, Nilson Fernandes Dinis
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância Potencialidades e desafios no processo de formação de nutricionistas Resumo  PDFA
Vivian Breglia Rosa Vieira, Carla Rosane Paz Arruda Teo, Fátima Ferretti Tombini
 
v. 26, n. 1 (2008): Dossiê - Trabalho, Movimentos Sociais e Educação Políticas de educação-formação para jovens: tensões e contradições Resumo  PDF
Natália Alves
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática Internacionalização na educação superior: docentes brasileiros em espaço africano Resumo  PDFA
Marialva Moog Pinto, Maria Aparecida Marques da Rocha, Gildo Volpato
 
v. 21, n. 1 (2003): Da polifonia do corpo à multiplicidade de sua educação Políticas públicas para a educação física escolar no Brasil durante a ditadura militar: uma só representação? Resumo  PDF
Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
 
v. 23, n. 2 (2005): Dossiê - Políticas públicas e educação no contexto da globalização La crisis de la reforma educativa socialista y la contrarreforma conservadora en España Resumo  PDFA
Joaquín Prats
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância Os livros de imagens para crianças pequenas: um olhar sobre o acervo do PNBE para a educação infantil Resumo  PDFA
Maria Laura Pozzobn Spengler, Eliana Santana Dias Debus
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais O currículo das Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática em cursos a distância nos Institutos Federais do Brasil Resumo  PDFA
Roberta Pasqualli, Marie Jane Soares Carvalho
 
v. 35, n. 4 (2017): Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento A multidimensionalidade do conceito da violência: elementos para o debate Resumo  PDFA
Arlindo da Silva Lourenço, Renata Marcílio Cândido
 
v. 35, n. 3 (2017): Perspectiva V. 35 n. 3 2017 Planos Municipais de Educação metropolitanos: desafios ao acompanhamento e avaliação local Resumo  PDFA
Donaldo Bello de Souza, Alzira Batalha Alcântara
 
v. 35, n. 4 (2017): Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento Indústria cultural e mercantilização da cultura como projeto de semiformação na educação da infância moderna Resumo  PDFA
Anilde Tombolato Tavares da Silva, Sinésio Ferraz Bueno
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática Números e operações aritméticas nas investigações com professores dos anos iniciais Resumo  PDFA
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Rosana Catarina Rodrigues de Lima
 
v. 35, n. 4 (2017): Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento Educação e práticas contemporâneas de visualidade: o que significa, afinal, ensinar pela cultura visual Resumo  PDFA
Juliana Zanini Salbego, Leonardo Verde Charréu
 
v. 19, n. 2 (2001): Intelectuais e Perspectiva Uma visão crítica sobre as relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação Resumo  PDFA
Filipe Ceppas
 
Edição especial 2002 - Leituras sociológicas em educação O catarinense João Roberto Moreira – um sociólogo da educação esquecido Resumo  PDF
Léa P. Paixão
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática La Salle e a formação de mestres-professores: as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritmética Resumo  PDFA
Andreia Dalcin
 
v. 24, n. 2 (2006): Dossiê - Ensino da Língua e Alfabetização: diálogos com a formação docente A educação pré-escolar em Portugal Concepções oficiais, investigação e práticas Resumo  PDF
Maria de Lourdes Dionísio, Iris Pereira
 
v. 24, n. 3 (2006): Edição Especial Inclusão e a questão das diferenças na educação Resumo  PDFA
Sadao Omote
 
v. 23, n. 2 (2005): Dossiê - Políticas públicas e educação no contexto da globalização Educar para a cidadania ou para a liberdade? Resumo  PDFA
Ivo Tonet
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática As histórias dos sistemas de medidas de comprimento: contribuições para a contextualização no ensino de matemática Resumo  PDFA
Jean Franco Mendes Calegari, Marilda Merência Rodrigues
 
v. 30, n. 2 (2012): Educação Ambiental Parte de la Naturaleza: sobre el cuerpo como potencia compositiva Resumo  PDF/A
Juliana Merçon
 
v. 19, n. 2 (2001): Intelectuais e Perspectiva A Educação para a amplitude de experiência Resumo  PDFA
Divino José da Silva
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática A formação do professor reflexivo em um curso a distância Resumo  PDFA
Luciana Boff Turchielo, Rosane Aragón
 
v. 35, n. 3 (2017): Perspectiva V. 35 n. 3 2017 A bolsa permanência nas políticas de educação superior: assistência estudantil na UFMS Resumo  PDFA
Carina Elisabeth Maciel, Felipe Vieira Gimenez, Jacira Helena do Valle Pereira Assis
 
v. 29, n. 2 (2011): Docência na Universidade: dimensões de um debate em expansão Práctica, agencia e identidad y la docencia de la educación superior de tabasco (un estudio de caso) Resumo  PDF/A
Blanca Estela Arciga Zavala, Mario Enrique Hernández Chirino, Leticia del Carmen Romero Rodríguez, Leonel García León
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática Jovens na modalidade EJA: do “ficar de boa” à função das tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão Resumo  PDFA
Helga Valéria de Lima Souza, Carlos Alberto Lopes de Sousa
 
v. 21, n. 1 (2003): Da polifonia do corpo à multiplicidade de sua educação Educação física e pedagogia crítica: praticar o discurso? Resumo  PDF
Quéfren Weld Cardozo Nogueira
 
v. 36, n. 4 (2018): Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender Aproximações entre as teorias de Wallon e Vygotsky no campo da educação: um olhar sobre a afetividade Resumo  PDFA
Tamiris de Oliveira Hahn, Jose Luis Schifino Ferraro
 
v. 26, n. 1 (2008): Dossiê - Trabalho, Movimentos Sociais e Educação Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas Resumo  PDF
Nadir Zago
 
v. 23, n. 1 (2005): Dossiê - Educação, cultura e cidadania na pequena infância Infância e educação inclusiva Resumo  PDF
Vania Carvalho de Araújo
 
v. 36, n. 2 (2018): Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática Sentir-se professor ou professora de matemática: percurso de (trans)formação Resumo  PDFA
Silvia Maria Medeiros Caporale, Adair Mendes Nacarato
 
v. 37, n. 3 (2019): Dossiê Infância, Cultura e História Pós-graduação stricto sensu e educação básica: que relação é essa? Resumo  PDFA
Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Ellen Michelle Barbosa de Moura
 
v. 36, n. 3 (2018): Volume 36, número 3, 2018 Desenvolvimento do trabalho colaborativo entre uma professora de Educação especial e professores da classe comum Resumo  PDFA
Josemaris Aparecida Martinelli, Célia Regina Vitaliano
 
v. 27, n. 1 (2009): Dossiê - Educação, comunicação e tecnologia Conselho de Escola: funções, problemas e perspectivas na gestão escolar democrática Resumo  PDF
Ângelo Ricardo de Souza
 
v. 27, n. 1 (2009): Dossiê - Educação, comunicação e tecnologia Ambiente das mídias digitais: reflexões sobre comunicação e Educação Resumo  PDF
Belarmino Cesar Guimarães da Costa
 
v. 22, n. 2 (2004): Dossiê - Juventude e Educação Os jovens portugueses: ideias em história Resumo  PDFA
Isabel Barca
 
v. 27, n. 1 (2009): Dossiê - Educação, comunicação e tecnologia Midia-educação e pesquisa educativa Resumo  PDF
Pier Cesare Rivoltella
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância Economia ambiental e biopolítica: a experiência de uma escola colombiana Resumo  PDFA
José Alberto Romaña Díaz, Angélica Vier Munhoz
 
v. 34, n. 3 (2016): Educação como tecnologia de regulação da vida Estratégias de regulação da vida escolar contemporânea: uma análise do 8º Prêmio Professores do Brasil Resumo  PDFA
Clarice Salete Traversini, Eli Terezinha Henn Fabris
 
v. 35, n. 3 (2017): Perspectiva V. 35 n. 3 2017 Sobre pedagogia e pedagogos em espaços não escolares: apontamentos desde uma síntese de investigação empírica Resumo  PDFA
José Leonardo Rolim de Lima Severo
 
v. 19, n. 2 (2001): Intelectuais e Perspectiva Nietzsche educador: uma leitura de Schopenhauer como educador Resumo  PDFA
Márcio Danelon
 
1 a 100 de 133 itens 1 2 > >> 

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"