Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Tecnologias móveis na escola: cartografia dos movimentos da gestão escolar Resumo  PDFA
Sintian Schmidt, Carla Beatris Valentini
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Discurso, ideologia e ensino na contemporaneidade: a Escola como lugar (e não-lugar) de interpretação urbana e social Resumo  PDFA
Leandro Siqueira Palcha, Odisséa Boaventura Oliveira
 
v. 31, n. 2 (2013): Trabalho e Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no cenário subalterno do capital-imperialismo Violência na Escola: considerações a partir da formação docente Resumo  PDFA
Jean Mac Cole Tavares Santos, Milene Rejane Pereira, Érica Renata Clemente Rodrigues
 
v. 37, n. 3 (2019): Dossiê Infância, Cultura e História A arte de civilizar-se por meio dos livros de leitura: um estudo das séries graduadas da escola primária paulista (1890- 1904) Resumo  PDFA
Claudia Panizzolo
 
v. 35, n. 4 (2017): Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento A multidimensionalidade do conceito da violência: elementos para o debate Resumo  PDFA
Arlindo da Silva Lourenço, Renata Marcílio Cândido
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais Batendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense Resumo  PDFA
Marcos Verissimo
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais As relações que envolvem o estado, as classes sociais e a escola pública sob a égide do capitalismo neoliberal Resumo  PDFA
Clarice Zientarski, Heulalia Charalo Rafante
 
v. 34, n. 3 (2016): Educação como tecnologia de regulação da vida Educacionalização como um processo de modernização em curso Resumo  PDFA
Marc Depaepe, Paul Smeyers
 
v. 37, n. 4 (2019): Dossiê Retratos da Educação Infantil do/no Campo Práticas pedagógicas e condições estruturais da educação infantil em assentamentos rurais Resumo  PDFA
Juliana Bezzon da Silva, Ana Paula Soares da Silva
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância Economia ambiental e biopolítica: a experiência de uma escola colombiana Resumo  PDFA
José Alberto Romaña Díaz, Angélica Vier Munhoz
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Qualidade de vida comparada: alunos da escola pública e privada Resumo  PDFA
Lia Machado Fiuza Fialho
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique O papel da escola nos “ensaios” para a cidadania Resumo  PDFA
Cleriston Petry, Angelo Vitório Cenci
 
v. 37, n. 4 (2019): Dossiê Retratos da Educação Infantil do/no Campo Educação e fé: as ideias de Lutero, imigração alemã para o Brasil e as escolas comunitárias (séculos XIX-XX) Resumo  PDFA (English)
Ademir Valdir dos Santos
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacional no estado do Tocantins Resumo  PDFA
Helena Quirino Porto Aires, Idemar Vizolli, Adriana Demite Stephani
 
v. 37, n. 3 (2019): Dossiê Infância, Cultura e História Constituição da Infância na Sociedade Ocidental Resumo  PDFA
Violante Magalhães, Justino Magalhães
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital? Resumo  PDFA
Aline Fabiane Barbieri, Amélia Kimiko Noma
 
v. 35, n. 2 (2017): Formação de Professores em ensaios: pesquisa, educação e universidade Identidades docentes e educação básica: as vozes dos professores Resumo  PDFA
Doris Maria Luzzardi Fiss, Fernando Weiss Xavier
 
v. 32, n. 2 (2014): Ensino Médio e História Escolar Em busca da articulação entre compreensão empática, sensibilidade e dimensão dialógica: contribuições para o ensino da história no ensino médio brasileiro Resumo  PDF
Décio Gatti Júnior
 
v. 31, n. 3 (2013): Escolarização e infância na América Latina: perspectivas etnológicas Alemanha perdida? Escolarização de crianças em colônias de imigrantes alemães no sul do Brasil Resumo  PDF/A
Ademir Valdir dos Santos
 
v. 37, n. 3 (2019): Dossiê Infância, Cultura e História “Escola sem partido”: em torno de uma formação discursiva Resumo  PDFA
Anderson Carvalho Pereira
 
v. 37, n. 3 (2019): Dossiê Infância, Cultura e História Educação, infância e escola: a civilização da criança Resumo  PDFA
Jucirema Quinteiro
 
v. 35, n. 4 (2017): Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento Juventude, trabalho e escola em territórios de precaridade social Resumo  PDFA
Luciana Pedrosa Marcassa, Soraya Franzoni Conde
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas O ECA e a violência na sala de aula: vulnerabilidade da escola brasileira Resumo  PDF/A
Marilda da Silva, Adriele Gonçalves da Silva, Julia Elaine Diniz
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais A escolha de diretores de escolas e sua relação com o princípio da gestão democrática no ensino público em municípios paranaenses Resumo  PDFA
Simone de Fátima Flach
 
v. 36, n. 3 (2018): Volume 36, número 3, 2018 Sobre as formas de excluir: permanência da seletividade escolar no ensino médio integrado Resumo  PDFA
Igor Ghelman Sordi Zibenberg, Natália de Lacerda Gil
 
v. 34, n. 1 (2016): Saberes Matemáticos no curso primário brasileiro 1890-1970 Lugares, ações e intenções como possibilidades de análise: discursos sobre a escola primária rural e a formação de seus professores (Santa Catarina 1942-1955) Resumo  PDF/A
Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Maria das Dores Daros
 
v. 35, n. 2 (2017): Formação de Professores em ensaios: pesquisa, educação e universidade Possibilidades e desafios do trabalho e da profissão de professoras na escola Resumo  PDFA
Liliana Soares Ferreira
 
v. 35, n. 3 (2017): Perspectiva V. 35 n. 3 2017 Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica Resumo  PDFA
Rodrigo Cardozo Fuentes, Liliana Soares Ferreira
 
v. 33, n. 3 (2015): Gênero, Mídia e Infância Educação e gestão escolar na América Latina: histórico, desafios e possibilidades Resumo  PDF/A
Maria De Lourdes Pinto de Almeida, Cesar Geronimo Tello
 
v. 33, n. 1 (2015): Professor alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem Estudantes indígenas em uma escola não indígena: possibilidades para vivências interculturais Resumo  PDFA
Maria Aparecida Bergamaschi, Kátia Simone Müller Dickel
 
v. 34, n. 1 (2016): Saberes Matemáticos no curso primário brasileiro 1890-1970 A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920) Resumo  PDF/A
Iara da Silva França, Neuza Bertoni Pìnto
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas Dispositivos móveis na escola: redefinição de ambientes e métodos de aprendizagem no contexto italiano Resumo  PDF/A
Andrea Garavaglia
 
v. 35, n. 3 (2017): Perspectiva V. 35 n. 3 2017 A vida cotidiana da escola expressa um cotidiano? Aproximações ontológicas em debate Resumo  PDFA
Patricia Laura Torriglia, Margareth Feiten Cisne
 
v. 32, n. 3 (2014): Teoria Histórico-Cultural e Infância A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense Resumo  PDF
Soraya Franzoni Conde, Célia Regina Vendramini
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas Origem e evolução do paradigma da escola eficaz e seus desdobramentos no contexto atual Resumo  PDF/A
Isabelle Fiorelli Silva
 
v. 30, n. 3 (2012): Literatura, Infância e Ensino Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar? Resumo  PDF/A
Marilia Gouvea Miranda, Soraya Vieira Santos
 
v. 33, n. 1 (2015): Professor alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem A Aritmética Intuitiva do curso primário lida em livro didático: como ensinar número e cálculo? Resumo  PDFA
Marcus Aldenisson Oliveira, Ilka Miglio Mesquita
 
v. 37, n. 3 (2019): Dossiê Infância, Cultura e História A humilhação entre os estudantes. Processos de superioridade e inferiorização em jovens de escolas secundárias Resumo  PDFA (Español (España))
Carina Viviana Kaplan, Agustina Mutchinick
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura Resumo  PDF/A
Magda Pischetola, Lyana Thediga Miranda
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais Escola e as relações étnico-raciais: uma análise sobre enunciações de alunos Resumo  PDFA
Mônica Nunes, Fernanda Wanderer
 
v. 36, n. 4 (2018): Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender Cultura escolar a partir da escrituração escolar e das fontes orais: uma análise acerca da Escola Garibaldi Resumo  PDFA
Renata Brião de Castro, Patrícia Weiduschadt
 
v. 19, n. 1 (2001) A cultura da escola pública e a pesquisa colaborativa com professores: alguns conflitos Resumo  PDF/A
Maria Helena G Fren Dias-da-Silva
 
v. 27, n. 2 (2009): Dossiê - Ontologia crítica e conhecimento em Educação Reflexões e perspectivas das relações entre capital e Educação Resumo  PDF
István Mészáros
 
v. 33, n. 3 (2015): Gênero, Mídia e Infância Sexting na adolescência: problematizando seus efeitos no espaço escolar Resumo  PDF/A
Suzana da Conceição de Barros, Paula Regina Costa Ribeiro, Raquel Pereira Quadrado
 
v. 21, n. 1 (2003): Da polifonia do corpo à multiplicidade de sua educação Comentários sobre a educação do corpo nos "textos pedagógicos" de Theodor W. Adorno Resumo  PDF
Jaison José Bassani, Alexandre Fernandez Vaz
 
v. 23, n. 2 (2005): Dossiê - Políticas públicas e educação no contexto da globalização Projeto escola de fábrica – atendendo a “pobres e desvalidos da sorte” do século XXI Resumo  PDFA
Sonia Maria Rummert
 
v. 22, n. 2 (2004): Dossiê - Juventude e Educação A invisibilidade da juventude na vida escolar Resumo  PDFA
Luiza Mitiko Yshiguro Camacho
 
v. 30, n. 3 (2012): Literatura, Infância e Ensino O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Resumo  PDF/A
Daniele Rorato Sagrillo, Sueli Menezes Pereira, Clarice Zientarski
 
v. 8, n. 14 (1990) Escola Pública e educação do trabalhador Resumo  PDFA
Edna Garcia Maciel Fiod
 
v. 25, n. 1 (2007): Dossiê - Infância, educação e escola Escola e políticas educativas: lugares incertos da criança e da cidadania Resumo  PDF
Fernando Ilídio Ferreira, Joaquim Marques de Oliveira
 
v. 27, n. 1 (2009): Dossiê - Educação, comunicação e tecnologia Disposições temporais de futuro e longevidade escolar em famílias populares Resumo  PDF
Maria José Braga Viana
 
v. 19, n. 2 (2001): Intelectuais e Perspectiva John Dewey: filosofia, política e educação Resumo  PDFA
Marcus Vinicius da Cunha
 
v. 17, n. 31 (1999) As melhores possibilidades da leitura na escola Resumo  PDFA
Maria Antonieta Antunes Cunha
 
v. 8, n. 14 (1990) Algumas questões em torno da relação política-educação Resumo  PDFA
Olinda Evangelista
 
v. 18, n. 34 (2000): Filosofia e Educação Subjetivação, educação e filosofia Resumo  PDF
Walter Omar Kohan
 
v. 20, n. 2 (2002): Perspectiva e espaço público Notas sobre a relação teoria e prática em Antonio Gramsci e Theodor W. Adorno e Max Horkheimer Resumo  PDFA
Alexandre Fernandez Vaz
 
Edição especial 2002 - Leituras sociológicas em educação Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate Resumo  PDF
Jucirema Quinteiro
 
Edição especial 2002 - Leituras sociológicas em educação O catarinense João Roberto Moreira – um sociólogo da educação esquecido Resumo  PDF
Léa P. Paixão
 
v. 33, n. 3 (2015): Gênero, Mídia e Infância A atualidade das contribuições de Moisey M. Pistrak e Viktor N. Shulgin para a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Resumo  PDF/A
Franciele Soares dos Santos, Conceição Paludo
 
v. 21, n. 1 (2003): Da polifonia do corpo à multiplicidade de sua educação Subjetividade, corpo e educação na obra de Herbert Marcuse Resumo  PDF
Pedro Angelo Pagni
 
v. 15, n. 27 (1997): Pedagogia Libertária Escola alternativa: da contestação à adequação à ordem vigente Resumo  PDFA
Clovis Nicanor Kassick
 
v. 15, n. 27 (1997): Pedagogia Libertária Potencialidades de uma educação libertária Resumo  PDFA
José Maria Carvalho Ferreira
 
Edição especial 2002 - Leituras sociológicas em educação A escola francesa se democratiza, mas a inserção social torna-se cada vez mais difícil Resumo  PDF
Gabriel Langouët
 
Edição Especial - Dossiê - Educação do corpo: teoria e história Corporalidade e formação na obra de Theodor W. adorno: questões para a reflexão crítica e para as práticas corporais Resumo  PDFA
Alexandre Fernandez Vaz
 
v. 18, n. 33 (2000) A escola e as práticas de poder disciplinar Resumo  PDF
Nei Antonio Nunes
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas Práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre as tecnologias móveis na escola Resumo  PDF/A
Monica Fantin, Elisa Maria Quartiero
 
1 a 66 de 66 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"