Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Tecnologias móveis na escola: cartografia dos movimentos da gestão escolar Resumo  PDFA
Sintian Schmidt, Carla Beatris Valentini
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique Discurso, ideologia e ensino na contemporaneidade: a Escola como lugar (e não-lugar) de interpretação urbana e social Resumo  PDFA
Leandro Siqueira Palcha, Odisséa Boaventura Oliveira
 
v. 31, n. 2 (2013): Trabalho e Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no cenário subalterno do capital-imperialismo Violência na Escola: considerações a partir da formação docente Resumo  PDFA
Jean Mac Cole Tavares Santos, Milene Rejane Pereira, Érica Renata Clemente Rodrigues
 
v. 35, n. 4 (2017): Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento A multidimensionalidade do conceito da violência: elementos para o debate Resumo  PDFA
Arlindo da Silva Lourenço, Renata Marcílio Cândido
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais Batendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense Resumo  PDFA
Marcos Verissimo
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais As relações que envolvem o estado, as classes sociais e a escola pública sob a égide do capitalismo neoliberal Resumo  PDFA
Clarice Zientarski, Heulalia Charalo Rafante
 
v. 34, n. 3 (2016): Educação como tecnologia de regulação da vida Educacionalização como um processo de modernização em curso Resumo  PDFA
Marc Depaepe, Paul Smeyers
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância Economia ambiental e biopolítica: a experiência de uma escola colombiana Resumo  PDFA
José Alberto Romaña Díaz, Angélica Vier Munhoz
 
v. 37, n. 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas Qualidade de vida comparada: alunos da escola pública e privada Resumo  PDFA
Lia Machado Fiuza Fialho
 
v. 34, n. 2 (2016): Cooperações Educacionais entre países Sul-Sul: análises e perspectivas sobre o Timor-Leste e Moçambique O papel da escola nos “ensaios” para a cidadania Resumo  PDFA
Cleriston Petry, Angelo Vitório Cenci
 
v. 36, n. 1 (2018): Imagens & palavras na literatura para a infância A prática da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Porto Nacional no estado do Tocantins Resumo  PDFA
Helena Quirino Porto Aires, Idemar Vizolli, Adriana Demite Stephani
 
v. 32, n. 2 (2014): Ensino Médio e História Escolar Em busca da articulação entre compreensão empática, sensibilidade e dimensão dialógica: contribuições para o ensino da história no ensino médio brasileiro Resumo  PDF
Décio Gatti Júnior
 
v. 35, n. 1 (2017): Formação de Professores de Ciências Sociais A função social do Programa Saúde na Escola: formação para a nova sociabilidade do capital? Resumo  PDFA
Aline Fabiane Barbieri, Amélia Kimiko Noma
 
v. 35, n. 2 (2017): Formação de Professores em ensaios: pesquisa, educação e universidade Identidades docentes e educação básica: as vozes dos professores Resumo  PDFA
Doris Maria Luzzardi Fiss, Fernando Weiss Xavier
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais A escolha de diretores de escolas e sua relação com o princípio da gestão democrática no ensino público em municípios paranaenses Resumo  PDFA
Simone de Fátima Flach
 
v. 31, n. 3 (2013): Escolarização e infância na América Latina: perspectivas etnológicas Alemanha perdida? Escolarização de crianças em colônias de imigrantes alemães no sul do Brasil Resumo  PDF/A
Ademir Valdir dos Santos
 
v. 35, n. 4 (2017): Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento Juventude, trabalho e escola em territórios de precaridade social Resumo  PDFA
Luciana Pedrosa Marcassa, Soraya Franzoni Conde
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas O ECA e a violência na sala de aula: vulnerabilidade da escola brasileira Resumo  PDF/A
Marilda da Silva, Adriele Gonçalves da Silva, Julia Elaine Diniz
 
v. 36, n. 3 (2018): Volume 36, número 3, 2018 Sobre as formas de excluir: permanência da seletividade escolar no ensino médio integrado Resumo  PDFA
Igor Ghelman Sordi Zibenberg, Natália de Lacerda Gil
 
v. 34, n. 1 (2016): Saberes Matemáticos no curso primário brasileiro 1890-1970 Lugares, ações e intenções como possibilidades de análise: discursos sobre a escola primária rural e a formação de seus professores (Santa Catarina 1942-1955) Resumo  PDF/A
Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Maria das Dores Daros
 
v. 35, n. 2 (2017): Formação de Professores em ensaios: pesquisa, educação e universidade Possibilidades e desafios do trabalho e da profissão de professoras na escola Resumo  PDFA
Liliana Soares Ferreira
 
v. 35, n. 3 (2017): Perspectiva V. 35 n. 3 2017 Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica Resumo  PDFA
Rodrigo Cardozo Fuentes, Liliana Soares Ferreira
 
v. 33, n. 3 (2015): Gênero, Mídia e Infância Educação e gestão escolar na América Latina: histórico, desafios e possibilidades Resumo  PDF/A
Maria De Lourdes Pinto de Almeida, Cesar Geronimo Tello
 
v. 33, n. 1 (2015): Professor alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem Estudantes indígenas em uma escola não indígena: possibilidades para vivências interculturais Resumo  PDFA
Maria Aparecida Bergamaschi, Kátia Simone Müller Dickel
 
v. 34, n. 1 (2016): Saberes Matemáticos no curso primário brasileiro 1890-1970 A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920) Resumo  PDF/A
Iara da Silva França, Neuza Bertoni Pìnto
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas Dispositivos móveis na escola: redefinição de ambientes e métodos de aprendizagem no contexto italiano Resumo  PDF/A
Andrea Garavaglia
 
v. 35, n. 3 (2017): Perspectiva V. 35 n. 3 2017 A vida cotidiana da escola expressa um cotidiano? Aproximações ontológicas em debate Resumo  PDFA
Patricia Laura Torriglia, Margareth Feiten Cisne
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura Resumo  PDF/A
Magda Pischetola, Lyana Thediga Miranda
 
v. 32, n. 3 (2014): Teoria Histórico-Cultural e Infância A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense Resumo  PDF
Soraya Franzoni Conde, Célia Regina Vendramini
 
v. 37, n. 1 (2019): Dossiê Imagens, mídias e práticas corporais Escola e as relações étnico-raciais: uma análise sobre enunciações de alunos Resumo  PDFA
Mônica Nunes, Fernanda Wanderer
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas Origem e evolução do paradigma da escola eficaz e seus desdobramentos no contexto atual Resumo  PDF/A
Isabelle Fiorelli Silva
 
v. 30, n. 3 (2012): Literatura, Infância e Ensino Propostas de tempo integral: a que se destina a ampliação do tempo escolar? Resumo  PDF/A
Marilia Gouvea Miranda, Soraya Vieira Santos
 
v. 33, n. 1 (2015): Professor alfabetizador: formação, ensino e aprendizagem A Aritmética Intuitiva do curso primário lida em livro didático: como ensinar número e cálculo? Resumo  PDFA
Marcus Aldenisson Oliveira, Ilka Miglio Mesquita
 
v. 19, n. 1 (2001) A cultura da escola pública e a pesquisa colaborativa com professores: alguns conflitos Resumo  PDF/A
Maria Helena G Fren Dias-da-Silva
 
v. 36, n. 4 (2018): Dossiê Educação geográfica e suas nuances nos processos de ensinar e aprender Cultura escolar a partir da escrituração escolar e das fontes orais: uma análise acerca da Escola Garibaldi Resumo  PDFA
Renata Brião de Castro, Patrícia Weiduschadt
 
v. 27, n. 2 (2009): Dossiê - Ontologia crítica e conhecimento em Educação Reflexões e perspectivas das relações entre capital e Educação Resumo  PDF
István Mészáros
 
v. 33, n. 3 (2015): Gênero, Mídia e Infância Sexting na adolescência: problematizando seus efeitos no espaço escolar Resumo  PDF/A
Suzana da Conceição de Barros, Paula Regina Costa Ribeiro, Raquel Pereira Quadrado
 
v. 21, n. 1 (2003): Da polifonia do corpo à multiplicidade de sua educação Comentários sobre a educação do corpo nos "textos pedagógicos" de Theodor W. Adorno Resumo  PDF
Jaison José Bassani, Alexandre Fernandez Vaz
 
v. 23, n. 2 (2005): Dossiê - Políticas públicas e educação no contexto da globalização Projeto escola de fábrica – atendendo a “pobres e desvalidos da sorte” do século XXI Resumo  PDFA
Sonia Maria Rummert
 
v. 22, n. 2 (2004): Dossiê - Juventude e Educação A invisibilidade da juventude na vida escolar Resumo  PDFA
Luiza Mitiko Yshiguro Camacho
 
v. 30, n. 3 (2012): Literatura, Infância e Ensino O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Resumo  PDF/A
Daniele Rorato Sagrillo, Sueli Menezes Pereira, Clarice Zientarski
 
v. 8, n. 14 (1990) Escola Pública e educação do trabalhador Resumo  PDFA
Edna Garcia Maciel Fiod
 
v. 25, n. 1 (2007): Dossiê - Infância, educação e escola Escola e políticas educativas: lugares incertos da criança e da cidadania Resumo  PDF
Fernando Ilídio Ferreira, Joaquim Marques de Oliveira
 
v. 27, n. 1 (2009): Dossiê - Educação, comunicação e tecnologia Disposições temporais de futuro e longevidade escolar em famílias populares Resumo  PDF
Maria José Braga Viana
 
v. 19, n. 2 (2001): Intelectuais e Perspectiva John Dewey: filosofia, política e educação Resumo  PDFA
Marcus Vinicius da Cunha
 
v. 17, n. 31 (1999) As melhores possibilidades da leitura na escola Resumo  PDFA
Maria Antonieta Antunes Cunha
 
v. 21, n. 1 (2003): Da polifonia do corpo à multiplicidade de sua educação Subjetividade, corpo e educação na obra de Herbert Marcuse Resumo  PDF
Pedro Angelo Pagni
 
v. 8, n. 14 (1990) Algumas questões em torno da relação política-educação Resumo  PDFA
Olinda Evangelista
 
v. 18, n. 34 (2000): Filosofia e Educação Subjetivação, educação e filosofia Resumo  PDF
Walter Omar Kohan
 
v. 20, n. 2 (2002): Perspectiva e espaço público Notas sobre a relação teoria e prática em Antonio Gramsci e Theodor W. Adorno e Max Horkheimer Resumo  PDFA
Alexandre Fernandez Vaz
 
Edição especial 2002 - Leituras sociológicas em educação Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate Resumo  PDF
Jucirema Quinteiro
 
Edição especial 2002 - Leituras sociológicas em educação O catarinense João Roberto Moreira – um sociólogo da educação esquecido Resumo  PDF
Léa P. Paixão
 
v. 33, n. 3 (2015): Gênero, Mídia e Infância A atualidade das contribuições de Moisey M. Pistrak e Viktor N. Shulgin para a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Resumo  PDF/A
Franciele Soares dos Santos, Conceição Paludo
 
v. 15, n. 27 (1997): Pedagogia Libertária Escola alternativa: da contestação à adequação à ordem vigente Resumo  PDFA
Clovis Nicanor Kassick
 
v. 15, n. 27 (1997): Pedagogia Libertária Potencialidades de uma educação libertária Resumo  PDFA
José Maria Carvalho Ferreira
 
Edição especial 2002 - Leituras sociológicas em educação A escola francesa se democratiza, mas a inserção social torna-se cada vez mais difícil Resumo  PDF
Gabriel Langouët
 
Edição Especial - Dossiê - Educação do corpo: teoria e história Corporalidade e formação na obra de Theodor W. adorno: questões para a reflexão crítica e para as práticas corporais Resumo  PDFA
Alexandre Fernandez Vaz
 
v. 18, n. 33 (2000) A escola e as práticas de poder disciplinar Resumo  PDF
Nei Antonio Nunes
 
v. 33, n. 2 (2015): Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re)configurações nas práticas Práticas educativas e culturais de estudantes e suas percepções sobre as tecnologias móveis na escola Resumo  PDF/A
Monica Fantin, Elisa Maria Quartiero
 
1 a 59 de 59 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"