Arte e educação contra o fetichismo generalizado na sociabilidade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p461Abstract
O artigo desenvolve uma reflexão filosófica sobre a contribuição que a arte e a Educação podem dar ao processo de superação do fetichismo generalizado na sociabilidade contemporânea. No primeiro item, é retomada a tese de Marx segundo a qual a sociabilidade na sociedade capitalista se caracteriza pela universalidade do valor de troca como mediação nas relações sociais. O artigo defende a posição de que a sociabilidade contemporânea, em que pesem suas diferenças em relação ao século XIX, não só não superou a universalidade do valor de troca como, ao contrário, aprofundou-a, tornando o fetichismo um fenômeno social que abarca todas as dimensões da vida humana na atualidade. No segundo item, o artigo apoia-se nas análises feitas por Vigotski e por Lukács das relações entre os indivíduos e as obras de arte para defender a tese de que a educação escolar deve ter como meta permanente a superação das formas alienadas de consciência que prevalecem na vida cotidiana da sociedade capitalista deste início de século XXI.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.