Travestis e transexuais nas pesquisas em educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e92869Schlagworte:
Travestis, Transexuais, EJAAbstract
Este artigo versa sobre questões relevantes para o atual contexto da educação inclusiva, sob a ótica das diversidades, com o objetivo de investigar a presença de travestis e de transexuais nos trabalhos e nas pesquisas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desse modo, a pesquisa foi organizada como uma revisão bibliográfica, utilizando várias plataformas acadêmicas como Scielo Brasil, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Periódicos CAPES e na Associação Nacional de Pesquisa da Pós-Graduação (ANPED) nos anais nacionais e periódicos de universidades, qualificando, assim, como pesquisa exploratória e descritiva (Gil, 2010). Para estruturar os procedimentos metodológicos, seguiu-se o modelo de estado do conhecimento descrito por Morosini e Fernandes (2014). Os dados foram tratados pela análise de conteúdo de Bardin (1977), compreendendo três fases: (a) pré-análise; (b) exploração do material; e (c) tratamento dos dados. Constatou-se, portanto, que há uma escassez de estudos e de levantamentos sobre a população de travestis e de transexuais na educação. Nesse sentido, a EJA se revela como parte essencial na escolarização desses sujeitos jovens e adultos, não apenas promovendo o exercício da cidadania e a luta pela liberdade, mas também, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do percurso profissional.
Literaturhinweise
ALMEIDA, N, F, P; CICILLINI, G, A. Histórias de Vida de Professoras Travestis e transexuais Brasileiras: Uma Proposta Metodológica de Pesquisa. 2012, 35, Porto de Galinhas, Anais da ANPEd. GT 23. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/posteres/GT23/GT23-2063_int.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
ALMEIDA, N, F, P; CICILLINI, G, A. Professoras Travestis e Transexuais Brasileiras e seu Processo de Escolarização: Caminhos Percorridos e Obstáculos Enfrentados. 2013, 36, UFG, Anais da ANPEd. GT23. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt23_3241_texto.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
GIL, A., C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
SANTOS, D, B, C. A Escola Como Empreendimento Biopolítico de Governo dos Corpos e Subjetividades Transexuais. 2013, 36, UFG, Anais da ANPEd. GT23. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt23_3181_texto.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022
SANTOS, D, B, C. Corpos e Subjetividades Trans na Escola e nos Movimentos Sociais: A Reinvenção das Tentativas de Captura por Meio das Normativas Oficiais. 2015, 37, Florianópolis, Anais da ANPEd. GT23. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt23-4128.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
SANTOS, D, B, C. Docências trans: entre a decência e a abjeção. 2017, 38, São Luís, Anais da ANPEd. GT23. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT23_896.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
SANTOS, S. P. Cartografias das experiências de pessoas trans com os territórios da Educação em Biologia. 2019,39, UFF, Anais da ANPEd. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT23_896.pdf. GT23. Acesso em: 01 de Julho de 2022.
SEVERINO, A. J. A importância do ler e do escrever no Ensino Superior. In:
CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Org.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 71-79.
SIERRA, J. C. Gilda e a Vida Queerizada. 2013, 36, UFG, Anais da ANPEd. GT23. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT23_896.pdf. Acesso em: 01 de Julho de 2022.
SILVA, L, M. Trajetórias de alunos e alunas transgêneros na Educação de Jovens e Adultos do município de Nova Iguaçu. 2015. 140 p. Dissertação (Mestrado em Educação) Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar/PPGEduc/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2015. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/4378/2/2015%20-%20Luciano%20Marques%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
SILVA, J, A. Diversidade sexual na educação de jovens e adultos (EJA): limites e possibilidades da efetivação do direito à educação. Tese de doutorado. Belo Horizonte: UFMG/FAE, 2016. 298 p. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQPQU3/1/tese_doutorado_jerry_adriani_da_silva.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
MINAYO, M, C, S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. Ed. Petrópolis , RJ: Editora Vozes, 2012, p. 9-29.
MOROSINI, M, C; FERNANDES, C, M, B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2014.
TORRES, M, A. Docência, Transexualidades e Travestilidades: A Emergência Rede Trans EDUC BRASIL. 2013, 36, UFG, Anais da ANPEd. GT23. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt23_2816_texto.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.
YORK, S, W; SEPULVEDA, D, A, X. Em Nome de dEUs: A Luta Trans/Travesti Cotidiana. 2021, 40, Belém do Pará, Anais da ANPEd. GT23. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_23_18. Acesso em: 01 jul. 2022.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Danúbia Franklin Lima Santos, Adriana Regina Sanceverino, Samira de Moraes Maia Vigano
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.