A leitura literária: um convite para desdobrar(se)

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos UCS - Caxias do Sul - RS
  • Marli Cristina Tasca Marangoni Docente no CESF
  • Rochele Rita Andreazza Maciel Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p1015

Resumo

O artigo discute possibilidades de composição e de leitura da obra E um rinoceronte dobrado, de Hermes Bernardi Jr., com ilustrações de Guto Lins, buscando perceber como se dá a construção do poético pela interação de linguagens e investigando, consequentemente, como o processo de leitura tende a se concretizar na contemporaneidade. Com base em Candido (2000), Paz (1982) e Huizinga (1999), o estudo analítico busca elucidar a concepção de infância e de ser infantil que subjaz ao texto literário selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para compor acervos presentes em bibliotecas de escolas públicas brasileiras. Em sintonia com os tempos atuais, nos quais predomina a convivência de múltiplos códigos, o estudo sinaliza que o texto poético destinado à infância tem se constituído por mais de uma linguagem e concebe a leitura literária como uma ação dinâmica, em que o leitor mirim age sobre a obra, ao mesmo tempo em que a obra contribui na constituição do leitor.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, UCS - Caxias do Sul - RS

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Marli Cristina Tasca Marangoni, Docente no CESF

Mestra e Doutoranda em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Cenecista de Farroupilha e da Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves.

 

Rochele Rita Andreazza Maciel, Universidade de Caxias do Sul

Mestra e Doutoranda em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do Curso de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Ramos, F. B., Marangoni, M. C. T., & Andreazza Maciel, R. R. (2017). A leitura literária: um convite para desdobrar(se). Perspectiva, 34(3), 1015–1032. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p1015