Maquinaciones generifi cadas en el currículo de las narrativas en serie

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380256

Palabras clave:

currículo, narrativas en serie, estudios culturales, géneros, sexualidades

Resumen

Afiliados a una perspectiva poscrítica de la investigación en Educación, concebimos el artefacto cultural de las narrativas seriadas como un currículo. Investigamos la procedencia de un
modo particular de producción de masculinidades a partir de la categorización de ‘hombres difíciles’
en las narrativas seriadas y escudriñamos la forma en que lo femenino también es enunciado en
ese currículo. Desde nuestras aproximaciones al esquizoanálisis, argumentamos que este currículo,
al constituirse como un “currículo máquina” productor de fabulaciones generalizadas, ha sido estratificado tanto por líneas duras como por líneas maleables con puntas de desterritorialización. Concluimos que estos discursos generificados producen estratos sobre el plan de consistencia de ese currículo, mostrando lo que es pensable y decible sobre los géneros y las sexualidades de una época determinada.

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Biografía del autor/a

Evanilson Gurgel, UFBA

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEDU) da UFBA. Mestre em Educação (2018) pela UFRN/PPGEd. Licenciado em Ciências Biológicas (2014) pela UFRN. Sócio da BioGraph e da ANPEd. Realiza pesquisas nas temáticas de corpos, gêneros e sexualidades e currículo privilegiando um referencial analítico pós-crítico. Integrante do grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Marlécio Maknamara, UFPB

Professor Associado I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Doutor em Educação pela UFMG (2011) e Mestre em Educação pela UFPB (2005). Licenciado em Pedagogia, Ciências Biológicas e em Geografia. Líder do grupo ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Silvia Chaves, UFPB

Professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciada em Ciências Biológicas pela UFPA (1986), especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA (1989), Mestre (1993) e Doutora (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa “Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências” do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas, no qual é docente.

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Publicado

2022-12-14

Cómo citar

Gurgel, E., Maknamara, M., & Chaves, S. (2022). Maquinaciones generifi cadas en el currículo de las narrativas en serie. Revista Estudos Feministas, 30(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380256

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