Integration Kaizen and Canvas to knowledge management

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e84921

Keywords:

systematic literature review, knowledge management, Kaizen, Canvas

Abstract

This research aimed to verify the existence of works that proposed how to integrate the Kaizen and Canvas tools to knowledge management. The research was carried out under the qualitative and exploratory methodology through a systematic literature review using the Kitchenham protocol. StArt software was used to support RSL planning and study analysis. As a result, it was possible to observe the lack of publications related to knowledge management with the integration of Canvas and little research associating continuous improvement with Kaizen. The analysis of publications allowed us to conclude that knowledge management integrated with Kaizen contributed to cost reduction in organizations and studies showed that organizations had better knowledge management and decision making with the use of Canvas combined with knowledge management.

Author Biographies

Rodrigo da Conceição Gomes da Silva, Instituto de Educação Tecnológica - IETEC

Possui graduação em Administração pela Faculdade Santa Rita - FASAR (2012) e graduação em Engenharia de Minas pela Faculdade Presidente Antônio Carlos -UNIPAC (2018), Mestrando em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (2021). Fui Professor de nível técnico com disciplinas voltadas para gestão e conservação de energia. Realizei palestras em eventos no âmbito social em escolas públicas com temas relacionados a formação do aluno. Possuo experiência em áreas de Tratamento de Minérios e Treinamentos com ênfase em processos de beneficiamento de minérios aplicados a Empresa de Mineração

Fernando Hadad Zaidan, Instituto de Educação Tecnológica - IETEC

 Doutorado em Ciência da Informação, Mestrado em Administração, Bacharelado em Ciência da Computação. Carreira de mais de 35 anos na área da Gestão da TI, focado na informação e no conhecimento, nos sistemas, na inovação, nos processos e projetos. Consultor, palestrante, educador, pesquisador e escritor. Professor do mestrado do IETEC.

José Luis Braga, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Informática PUC-Rio 1990; Mestre em Ciência da Computação, Departamento de Ciência da Computação da UFMG, 1981; Engenheiro Eletricista PUC-Minas, 1976. Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Informática. Áreas de Interesse: Gestão de Projetos, Modelagem de Problemas Dinâmicos, GRC-Governança, Risco e Compliance.

Mauro Araújo Câmara, Fundação João Pinheiro - FJP

Doutor em Ciência da Informação (concluído em dezembro de 2017), linha de pesquisa em Gestão da Informação e do Conhecimento, pela Escola de Ciência da Informação - UFMG. Mestre em Ciência da Informação (2005) pela Escola de Ciência da Informação - UFMG. Graduado como Tecnólogo em Processamento de Dados, pelo Centro Universitário Newton Paiva (1998). Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG (1981). Professor na Pós-graduação da ECI/UFMG, Faculdade Pitágoras, UNA Centro Universitário, FUMEC e Universidade do Estado de MG - UEMG em Belo Horizonte. Atua como Professor nos cursos de graduação e especialização na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e atuou como Professor convidado na Universidade APolitécnica, em Moçambique. Possui 27 anos de experiência na área de Informática, manutenção e suporte de hardware em computadores de pequeno, médio e grande porte. Na Ciência da Informação dá ênfase à Teoria Geral da Informação com os temas: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem, expertise, conhecimento tácito, sociedade da informação, inclusão digital, apropriação informacional, políticas de informação. No setor público, atua na Assessoria Técnica da Presidência na Fundação João Pinheiro

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Published

2023-09-29

How to Cite

da Conceição Gomes da Silva, R., Hadad Zaidan, F., Luis Braga, J., & Araújo Câmara, M. (2023). Integration Kaizen and Canvas to knowledge management. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e84921

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