IMPACTOS DO USO DE REDES SOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Impacts of Social Media Use on the Mental Health of High School Students

Conteúdo do artigo principal

João Pedro Rossi de Oliveira
Ariadna Patricia Estevez Alvarez

Resumo

As redes sociais são serviços de aplicações web que permitem que um usuário crie um perfil próprio (seja ele de visualização pública ou limitada a um seleto público), que possa ser vinculado a uma rede de usuários. O estudo teve o objetivo de investigar os impactos do uso de redes sociais entre estudantes do ensino médio pode acarretar. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio mediante aplicação de questionário sobre comportamentos ligados à redes sociais. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin e discutidos à luz da revisão de literatura sobre o tema. Os resultados revelam que as redes sociais estão muito presentes no cotidiano dos estudantes. A maioria dos estudantes se mostrou ciente dos prejuízos causados pelo seu uso constante e alegou ter sofrido com esses prejuízos no campo escolar, nas relações afetivas, e na saúde mental.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROSSI DE OLIVEIRA, João Pedro; ALVAREZ, Ariadna Patricia Estevez. IMPACTOS DO USO DE REDES SOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: Impacts of Social Media Use on the Mental Health of High School Students. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 17, n. 54, p. 50–71, 2025. DOI: 10.5007/2595-2420.2025.e109816. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/109816. Acesso em: 24 dez. 2025.
Seção
Edição Especial: 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental. XV Encontro Catarinense de Saúde Mental

Referências

ANDREASSEN, Cecilie Schou. Online Social Network Site Addiction: A Comprehensive Review. Current Addiction Reports, Suíça, v. 2, p. 175–184, 2015.

BÁNYAI, Fanni et al. Problematic Social Media Use: Results from a Large-Scale Nationally Representative Adolescent Sample. PLoS ONE, [s. l.], v. 12, n. 1, 9 jan. 2017.

BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole B. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, Reino Unido, v. 13, ed. 1, p. 210- 230, 2007

CGI.BR. Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2019. São Paulo, 2020.

CINELLI, Matteo et al. Dynamics of online hate and misinformation. Scientific Reports, [s. l.], v. 11, ed. 22083, 11 nov. 2021

CORRÊA, Fabiano Simões; KODATO, Sergio. As Redes Sociais e a discussão sobre dependência afetiva nas relações virtuais. Perspectivas em Psicologia, Uberlândia, Minas Gerais, v. 18, ed. 2, 30 ago. 2015.

CRUZ, Fernanda Alves Davidoff et al. Evaluation of Internet addiction and the quality of life of Brazilian adolescents from public and private schools. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 35, n. 2, p. 193-204, 2018

FREITAS, Rodrigo Jácob Moreira de et al. Percepções dos adolescentes sobre o uso das redes sociais e sua influência na saúde mental. Enfermería Global, Murcia, Espanha, v. 20, n. 64, p. 324- 364, 2021.

HAWI, Nazir S.; SAMAHA, Maya. The Relations Among Social Media Addiction, Self- Esteem, and Life Satisfaction in University Students. Social Science Computer Review, Thousand Oaks, Califórnia, v. 35, n. 5, 10 ago. 2016

LEMONA, Sakari et al. Adolescents’ Electronic Media Use at Night, Sleep Disturbance, and Depressive Symptoms in the Smartphone Age. Journal of Youth and Adolescence, [s. l.], v. 44, ed. 9, p. 405–418, 10 set. 2014.

MANTILLA, María Magdalena Caro. Adicciones tecnológicas: ¿Enfermedad o conducta adaptativa?. MediSur, Cienfuegos, v. 15, n. 2, p. 251-260, 2017

MARIN, Cássia Elisa; FELDENS, Viviane Pessi; SAKAE, Thiago Mamôru. Dependência de Internet, qualidade do sono e sonolência em estudantes de Medicina de Universidade do Sul do Brasil. Revista AMRIGS, Brasil, v. 60, ed. 3, p. 191-197, 2016

MOURA, Marco Aurélio. Introdução. In: O DISCURSO do Ódio em Redes Sociais. Brasil: Lura Editorial, 2016. ISBN 9788591993109

NURSALAM, Nursalam et al. Association between insomnia and social network site use in Indonesian adolescents. Nurs Forum, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 149-156, 3 dez. 2018.

Our Offer. Ranking dos Sites Principais. [S. l.]: SimilarWeb, 2022. Disponível em: https://www.similarweb.com/pt/top-websites/. Acesso em: 6 jul. 2022.

REZENDE, Maria Thalita Cardoso. O uso de redes sociais se relaciona com um baixo rendimento acadêmico? revisão sistemática e estudo empírico. Orientador: Eduardo Pimentel , Carlos. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. p. 35.

SARMENTO, Daniel. A liberdade de expressão e o problema do hate speech. [S.d.].Disponível:http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4888/material/a-liberdade-de-expressao-e-o-problema-do-hate-speech-daniel-sarmento.pdf

TFOUNI, Fabio Elias Verdiani; SILVA, Nilce da. A modernidade líquida: o sujeito e a interface com o fantasma. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza , v. 8, n. 1, p. 171-194, mar. 2008.

VARCHETTA, Manuel et al. Dependência de Redes Sociais, Fear of Missing Out (FoMO) e Vulnerabilidade Online em estudantes universitários. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, Lima, v. 14, n. 1,2020.

XANIDIS, Nikos; BRIGNELL, Catherine M. The association between the use of social network sites, sleep quality and cognitive function during the day. Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 55, ed. A, p. 121-126, fev. 2016.

YUE, Zhiying; ZHANG, Renwen; XIAO, Jun. Passive social media use and psychological well-being during the COVID-19 pandemic: The role of social comparison and emotion regulation. Computers in Human Behavior, [s. l.], v. 127, 2022. DOI https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.107050.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.