Estudo sociocultural da comunidade discursiva do tratamento temático da informação em bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36p23Palabras clave:
Tratamento temático da informação, Abordagem sociocultural, Bibliotecas universitárias, Comunidade discursiva, Interação socialResumen
Parte-se da prerrogativa de que o conhecimento individual é socialmente condicionado e, por isso, torna-se necessário investigar o conhecimento dos profissionais que influenciam direta ou indiretamente os produtos gerados no tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias. Para tanto, analisa-se a comunidade discursiva do tratamento temático da informação a partir do contexto institucional e interação social por meio de entrevista estruturada. Os resultados revelaram a necessidade da Ciência da Informação avançar no estabelecimento de estudos que cerquem questões que envolvam a ação humana a partir da realidade social objetiva, a fim de aprimorar as concepções teóricas e metodológicas do tratamento temático da informação em contexto de bibliotecas universitárias.
Descargas
Citas
ALMEIDA, D. P. R de. Educação continuada em tratamento de conteúdos documentários: uma proposta de formação em serviço para bibliotecários catalogadores da rede de bibliotecas da UNESP. 2007. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2007.
ANDERSON, J. D. Organization of knowledge. In: FEATHER, J.; STURGES, P. (Ed.). International encyclopedia of information and library science. London: Routledge, p.336-353. 1996.
AUTOR¹, 2010.
AUTOR², 1998; 2003; 2007a; 2007b.
BARITÉ, M. Organización del conocimiento: un nuevo marco teórico-conceptual en Bibliotecología y Documentación. In: CARRARA, K. (org). Educação, universidade e pesquisa. Marília: Unesp; São Paulo: FAPESP, 2001.
CHAUMIER, J. Indexação: conceitos, etapas e instrumentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, n.1, p. 63-79, jan./jun. 1988.
COATES, E. J. Subject catalogues: headings and structures. London: Library Association, 1960.
CUNHA, I. M. R. F. Análise documentária. In: SMIT, J. W. (Org) Análise documentária: análise da síntese. 2. ed. Brasília: IBICT, 1989.
CUNHA, I. M. R. F. Do mito à análise documentária. São Paulo: EDUSP, 1990. (Teses; v. 11).
CUNHA, I. M. R. F.; KOBASHI, N. Y. Análise Documentária e Inteligência Artificial. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.24, n.1/4, p.38-62, 1991.
DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de Assunto: teoria e prática. Barsília: Thesaurus, 2007. 116 p.
FARROW, J. F. A. A cognitive process model of document indexing. Journal of Documentation, v.47, n.2, p.149-166, 1991.
FOSKETT, A. C. A abordagem temática da informação. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. São Paulo: Polígono, 1973.
GARDIN, J. C. et al. La logique de plausible: essays d’epistemologie pratique. Paris: Maison de Sciences de L’Homme, 1981.
GONZÁLES DE GOMEZ, M. N. O objeto de estudo da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v.19, n.2, p.117-122, jul./ dez. 1990.
GUIMARÃES, J. A. C. A análise documentária no âmbito do tratamento da informação:elementos históricos e conceituais. In: RODRIGUES.Georgete Medleg; LOPES. Ilza Leite. Organização e representação do conhecimento na perspectiva da Ciência da Informação. Brasilia: Thesaurus, 2003. 300p. p:100-117. (estudos avançados em Ciência da Informação; 2003).
GUIMARÃES, J. A. C. Abordagens teóricas de tratamento temático da informação (TTI): catalogação de assunto, indexação e análise documental. // Garcia Marco, F, J. (Org.). (2009). Avances y perspectivas en sistemas de información y documentación y en entorno digital. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza, p.105-117, 2009.
GUIMARÃES, J. A. C. A dimensão teórica do tratamento temático da informação no universo científico da International Society for Knowledge Organization – ISKO. Marília, 2007. Projeto integrado de pesquisa apresentado ao CNPq.
HJØRLAND, B.; ALBRECHTSEN, H. Toward a New Horizon in Information Science: Domain-Analysis. Journal of the American Society for Information Science, v.46, n.6, p.400-425, 1995.
HJØRLAND, B. Domain analysis in information science: eleven approaches-traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v.58, p.422-462, 2002.
HJØRLAND, B. Information seeking and subject representation. London: Greenwood Press, 1996.
JACOB, E. K.; SHAW, D. Sociocognitive perspectives on representation. In: WILLIANS, M.E. (Ed.). Annual Review of Information Science and Technology. Medford, NJ: Information Today for American Society for Information Science, v.33, p.131-185. 1998.
KOBASHI, N. Y. A elaboração de informações documentárias: em busca de uma metodologia. 1994. 195f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
KOBASHI, N. Y. Análise documentária na representação da informação. INFORMARE - Cad. Prog. Pós-Grado Cio rnf., Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.5-27,jul./dez, 1996.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 452 p.
LARA, M. L. G. de. A representação documentária: em jogo a significação. 1993. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Biblioteconomia e Documentação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MARTELETO, R. M. Conhecimento e sociedade: pressupostos da antropologia da informação. In: AQUINO, M. A. O campo da ciência da informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2002. 101-115 p.
MORADO NASCIMENTO. D. Abordagem sociocultural da Informação. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 16, n. 2, p. 21-34, jul./dez. 2006.
NOVELLINO, M. S. F. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Informação e Informação, Londrina, v.1, n.2, p.37-45, jul./dez. 1996.
ØROM, A. Information science, historical changes and social aspects: a nordic outlook. Journal of Documentation, v.56, n.1, p.12-26, 2000.
PINTO MOLINA, M. Análisis documental: fundamentos y procedimientos. 2. ed. rev. y aum. Madrid: EUDEMA, 1993. 270p.
RANGANATHAN, S. R. Prolegomana to library classification. Bombain, Asia Publishing House, 1967.
RIBEIRO, C. J. S. Em busca da organização do conhecimento: a gestão da informação nas bases de dados da previdência social brasileira com o uso da abordagem em análise de domínio. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Rio de Janeiro, 2001.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 301p.
RUIZ PEREZ, R. El analisis documental: bases terminológicas, conceptualizacion y estrictura operativa. Universidad Granada; Unesco, 1992.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, jan./jun. 1996.
SARACEVIC, T. The concept of "relevance" in Information Science: an historical review. In:_____ (Ed.). Introduction to Information Science. New York: R. R. Bowker, p.111-154. 1970.
SWALES, J. English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
VARELA, A. V.; BARBOSA, M. L. A. Aplicação de teorias cognitivas no tratamento da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.3, n.2, p.116-128, jul-dez. 2007.
VIZCAYA ALONSO. D. V. Información: procesamiento de contenido. Argentina: Nuevo Parhadigma, 1997. 187 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Paula Regina Dal' Evedove, Mariângela Spotti Lopes Fujita
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.