A Competência Informacional para a seleção e disseminação do acervo literário infantil da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho: olhar estético

Autores

  • Evandro Jair Duarte Biblioteca Pública de Santa Catarina
  • Claudete Terezinha da Mata Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarice Fortkamp Caldin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p59

Palavras-chave:

Funcionário de biblioteca, Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, Acervo literário infantil, Dimensão Estética da Competência informacional

Resumo

Registra o potencial da literatura infantil e a responsabilidade da Biblioteca Pública em selecionar as obras que irão compor o acervo infantil, além de oportunizar o contato do livro com o público leitor. Informa acerca do funcionário da biblioteca e a importância do desenvolvimento da Competência Informacional e explora a dimensão estética dessa competência. O objetivo geral é verificar as habilidades, os comportamentos e as atitudes (competências) do Bibliotecário da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho no processo de seleção disseminação do acervo literário infantil como forma de promoção e incentivo à leitura. Como objetivos específicos listam-se: a) verificar se há um bibliotecário para atendimento específico ao usuário infantil; b) registrar quem é o profissional responsável pela seleção das obras infantis da biblioteca pesquisada; c) descrever a relação entre funcionário da biblioteca e usuário; d) registrar as atividades desenvolvidas para que ocorra a circulação e disseminação do acervo infantil; e) registrar como ocorre a interação entre criança e livro; f) observar a Competência Informacional do funcionário da biblioteca para o trabalho com o acervo infantil. É uma investigação de caráter descritivo e exploratório e de abordagem qualitativa. A pesquisa tem um viés fenomenológico e se caracteriza como estudo de caso. Utilizou-se a entrevista face a face para a coleta de dados e como apresentação de resultados optou-se pela categorização das informações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Jair Duarte, Biblioteca Pública de Santa Catarina

Mestrando em Ciência da Informação (UFSC)

Bibliotecário da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC)

Especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas (FACINTER)

Bacharel em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação (UDESC)

Claudete Terezinha da Mata, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga

Especilista e Mestre em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Aluna em disciplina isolada no Mestrado em Ciência da Informação (UFSC)

Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992)

Especialização em Organização e Administração de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996)

Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001)

Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009)

Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina 

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION - ALA. Presidential Committee on

Information Literacy: final report. Washington, D. C., 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential>. Acesso em: 04 ago. 2014.

BIBLIOTECA NACIONAL (BRASIL). Biblioteca pública: princípios e diretrizes. 2. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: FBN, 2010. (Documentos técnicos ; n.6).

CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, Brasil, n.12, p. 32-44, 2001. Disponível em:

<https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-

2001v6n12p32/5200>. Acesso em: 04 ago. 2014.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2014.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND

INSTITUTIONS – IFLA. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas

públicas. Netherlands, 1994. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 04 ago. 2014.

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.3. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

MATTHEWS, Eric. Compreender Merleau-Ponty. Petrópolis: Vozes, 2010. Série Compreender.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Temas Sociais).

ORELO, Eliane Rodrigues Mota; VITORINO, Elizete Vieira. Competência

informacional: um olhar para a dimensão estética. Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.4, p. 41-56, out./dez. 2012. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1614/1066>. Acesso em: 04 ago. 2014.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Maria Mônica da; SANTOS, Izabel Lima dos. Ação cultural em bibliotecas: conceitos e considerações. In: EREBD- ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 17., 2014, Fortaleza, CE. Anais eletrônicos... Fortaleza, CE: UFCE, 2014. Disponível em: <http://www.erebdfortaleza2014.ufc.br/gt/GT4/A%C3%87%C3%83O%20CULTURAL%20EM%20BIBLIOTECAS.%20conceitos%20e%20considera%C3%A7%C3%B5es.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2014.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a

pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VITORINO, Elizete Vieira. Competência informacional do profissional da informação bibliotecário: construção social da realidade. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. 24, p. 59-71, 2º sem. 2007. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-

2007v12n24p59>. Acesso em: 04 ago. 2014.

WEITZEL, S. R. Critérios para seleção de documentos eletrônicos na Internet. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., Porto Alegre, 2000. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2000. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/6491/1/Simone.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2014.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

DUARTE, Evandro Jair; MATA, Claudete Terezinha da; CALDIN, Clarice Fortkamp. A Competência Informacional para a seleção e disseminação do acervo literário infantil da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho: olhar estético. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 59–82, 2014. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n41p59. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p59. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos