A aplicabilidade terapêutica de textos literários para crianças

Autores/as

  • Clarice Fortkamp Caldin UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9n18p72

Palabras clave:

Biblioterapia, Literatura infantil, Leitura para crianças hospitalizadas, Função terapêutica da leitura, Catarse

Resumen

O artigo apóia-se na teoria aristotélica de admitir a possibilidade de a literatura desempenhar uma função de cura ao aliviar a pressão das emoções. Articula o literário com a biblioterapia, permitindo enfocar a leitura como catarse. Baseia-se também, no pensamento de Freud, que apresenta o riso como terapêutico, como depurativo das tensões. Vale-se, ainda dos seguintes conceitos associados à terapia pela literatura: identificação, introjeção, projeção, introspecção e compensação. Apresenta análises de modelos de textos literários infantis e sua aplicabilidade terapêutica em crianças hospitalizadas.

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Biografía del autor/a

Clarice Fortkamp Caldin, UFSC - Florianópolis - SC

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Publicado

2004-01-01

Cómo citar

CALDIN, Clarice Fortkamp. A aplicabilidade terapêutica de textos literários para crianças. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 9, n. 18, p. 72–89, 2004. DOI: 10.5007/1518-2924.2004v9n18p72. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9n18p72. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos

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