Gestão do Conhecimento e Inteligência competitiva: delineamento de estratégias de competitividade e inovação para pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n38p19Palabras clave:
Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Inovação, Pequenas empresasResumen
O artigo faz uma apresentação dos conceitos e definições de gestão do conhecimento e de inteligência competitiva encontrados na bibliografia e traça um paralelo de sua importância e aplicabilidade no ambiente das pequenas empresas. Aborda a importância da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva no processo de delineamento de estratégias de competitividade e apresenta os elementos e ferramentas que apóiam a aplicação dos mesmos nas organizações, como pessoas e processos na geração do conhecimento no ambiente interno e a importância da informação organizada para adequação de empresas e instituições ao ambiente competitivo, no processo de tomada de decisão. Apresenta também ferramentas e metodologias para a implantação de estratégias de inteligência competitiva como forma de incremento à competitividade e geração de valor para os clientes e mercado.
Descargas
Citas
ABRAIC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANALISTAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. Glossário. Disponível em: http:// www.abraicorg.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=36&Itemid=57> Acesso em 04 jun. 2013.
ABPMP - ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios : corpo comum de conhecimento. Versão 2.0, 2009.
BRUNO, F. S.; FILIPECKI, A. T. P.; SOARES JUNIOR. Globalização do setor têxtil e de confecção brasileiro: a busca pelo controle de ativos escassos de conhecimento. Revista Espacios, n.1, v.30, 2009. Disponível em: http://www.revistaespacios.com > Acesso em: 11/ jun. 2013.
CANONGIA, et. al. Foresight, Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: Instrumentos para a gestão da inovação. GESTÃO & PRODUÇÃO, v.11, n.2, p.231-238, mai.-ago. 2004.
CHOO, C.W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomardecisões. 2.ed. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: Editora Senac, 2006. 425p.
CORSATTO, C. A.; HOFFMAN, W. A. M. O papel das aglomerações produtivas frente ao desenvolvimento sustentável: um desafio à sustentabilidade. São Carlos: UFSCar, 2011. In: Ciência, tecnologia e sociedade: desafios da construção do conhecimento. São Carlos: UFSCar, 2011.
DAVENPORT, T. H., PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 2.ed., Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237 p.
DRUCKER, P. F. Sociedade pós-capitalista. 2. ed. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Pioneira, 1993.
FGV - FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Introdução ao Encadeamento Produtivo. In: Curso Encadeamento Produtivo online. Módulo 1, 2013.
FULD, L. M. The new competitor intelligence: the complete resource for finding, analyzing and using information about your competitors. John Wiley & Sons, 1994. 482p.
GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
HOFFMANN, W. A. M. Gestão do conhecimento: desafios de aprender. São Carlos: Compacta, 2009. 188p.
HOFFMANN, W. A. M. Monitoramento da informação e inteligência competitiva: realidade organizacional. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., v. 2, n. 2, p. 125-144, 2011.
KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
LOURES, R. C. R. Educar e inovar na sustentabilidade. Curitiba: UNINDUS, 2008. 193 p.
MILLER, J. Millenium Intelligence: Understanding and conducting competitive inteligencein the digital age. Neu Jersey: CyberAge Books, 2000.
NIC/UnB. Inteligência Competitiva: estratégias para pequenas empresas. Brasília: UNB, 1999. In: JUNIOR, W. F. Cardoso. A Inteligência Competitiva Aplicada nas Organizações do Conhecimento como modelo de Inteligência Empresarial Estratégica para Implementação e Gestão de Novos Negócios. Universidade Federal de Santa Catarina. Inteligência Competitiva 2003.
NIT - NÚCLEO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM MATERIAIS. Manual de inteligência competitiva. 2004.
NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008. 920p.
OCDE - ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta de dados sobre inovação. 3.ed. Brasília : FINEP, 2005.
PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Tradução de Elizabeth Maria de Pinho Braga. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 512p.
PRAHALAD, C. K. The changing face of strategy and value creation. In: HSM Fórum Mundial de Estratégias. São Paulo, 05 e 06 de Agosto de 2008.
SENGE, P. A quinta disciplina: Caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. Tradução de Antonio Roberto Maia da Silva. Rio de Janeiro: Qualymark Ed., 1999.
STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues e Priscilla Martins Celeste. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237 p.
SCHUMPETER, J. A (1907-1990). Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural. 1985. 169p. (Série Os economistas).
TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2000.
VALENTIM, M. L. P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, v. 4, n. 3, jun. 2003. Disponível em:<http://www.datagramazero.org.br/jun03/F_I_art.htm>. Acesso em: 24 mai. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cassia Aparecida Corsatto, Wanda Aparecida Machado Hoffmann
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.