Uma proposta de arquitetura de microsserviços aplicada em um sistema de CRM social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p147Palabras clave:
CRM Social, Web 2.0, Inteligência Competitiva, MicrosserviçosResumen
A explosão informacional, impulsionada, principalmente, pelo uso massivo de serviços da Web 2.0 é vista como um desafio para as noções tradicionais do CRM, considerando-se que o consumidor passa a ter um papel ativo no relacionamento com a empresa. Neste contexto, surge o CRM Social que é construído a partir da integração das estratégias tradicionais da Gestão de Relacionamento com o Cliente com ferramentas capazes de recuperar, armazenar e analisar informações coletadas das redes sociais. Por meio de uma pesquisa qualitativa e aplicada, este artigo busca abordar os conceitos das áreas de gestão de relacionamento com o cliente, CRM Social e Web 2.0, enumerando as características e benefícios oferecidos. Baseando-se nestas definições, propõe uma arquitetura de microsserviços para um sistema de CRM Social, que, apesar de aplicável para o enquadramento em questão, deverá ser testada com o intuito de determinar se a mesma atende aos requisitos propostos, visando performance e acurácia nas análises.
Descargas
Citas
BASTANI, Kenny. Deep Learning Sentiment Analysis for Movie Reviews using Neo4j. 2014. Disponível em: <http://www.kennybastani.com/2014/09/deep-learning-sentiment-analysis-for.html?spref=tw>. Acesso em: 04 jun. 2017.
CHEN, C.l. Philip; ZHANG, Chun-yang. Data-intensive applications, challenges, techniques and technologies: A survey on Big Data. Information Sciences, [s.l.], v. 275, p.314-347, ago. 2014. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ins.2014.01.015. Disponível em: <http://romisatriawahono.net/lecture/rm/survey/machine learning/Chen - Big Data Challenges and Techniques - 2014.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2017.
ENNAJI, Fatima Zohra et al. Social intelligence framework: Extracting and analyzing opinions for social CRM. In: Computer Systems and Applications (AICCSA), 2015 IEEE/ACS 12th International Conference of. IEEE, 2015. p. 1-7.
FAASE, Robbert; HELMS, Remko; SPRUIT, Marco. Web 2.0 in the CRM domain: defining social CRM. Ijecrm, [s.l.], v. 5, n. 1, p.1-21, 2011. Inderscience Publishers. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Marco_Spruit/publication/264437100_Web_20_in_the_CRM_domain_defining_social_CRM/links/565d953208ae1ef92982ef43.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.
FIELDING, Roy Thomas. Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures. 2000. 180 f. Tese (Doutorado) - Curso de Informação e Ciência da Computação, University Of California, Irvine, 2000. Cap. 5. Disponível em: <http://www.ics.uci.edu/~fielding/pubs/dissertation/top.htm>. Acesso em: 02 jun. 2017.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs, 2009. 120 p. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2017.
GLOROT, Xavier; BORDES, Antoine; BENGIO, Yoshua. Domain adaptation for large-scale sentiment classification: A deep learning approach. In: Proceedings of the 28th international conference on machine learning (ICML-11). 2011. p. 513-520.
GOPALANI, Satish; ARORA, Rohan. Comparing apache spark and map reduce with performance analysis using k-means. International Journal of Computer Applications, v. 113, n. 1, 2015.
GREENBERG, Paul. Social CRM Comes of Age. 2009. White Paper. Disponível em: <http://www.computerworlduk.com/cmsdata/whitepapers/3203130/social crm.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2017.
GREENBERG, Paul. The impact of CRM 2.0 on customer insight. Jnl Of Bus & Indus Marketing, [s.l.], v. 25, n. 6, p.410-419, 3 ago. 2010. Emerald. Disponível em: < http://www.academia.edu/download/32397458/1876351.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2017.
HUTCHINSON, Andrew. Top Social Network Demographics 2017. 2017. Elaborada por Trackx. Disponível em: <http://www.socialmediatoday.com/social-networks/top-social-network-demographics-2017-infographic>. Acesso em: 01 jun. 2017.
LEHMKUHL, Tobias; JUNG, Reinhard. Towards Social CRM: Scoping the concept and guiding research. 2013. Disponível em: <https://www.alexandria.unisg.ch/223469/1/Lehmkuhl, Jung - 2013 - Towards Social CRM - Scoping the concept and guiding research.pdf>. Acesso em: 16 maio 2017.
LIN, Melissa C. A study of main stream features of CRM system and evaluation criteria. In: Proceedings of the 2003 American Society for Engineering Education Annual Conference & Exposition. 2003. p. 1-12.
MALAVASI, Eike. API Gateway governando a arquitetura de Microservices. 2016. Disponível em: <http://sensedia.com/blog/apis/api-gateway-governando-a-arquitetura-de-microservices/>. Acesso em: 04 jun. 2017.
MALTHOUSE, Edward C. et al. Managing Customer Relationships in the Social Media Era: Introducing the Social CRM House. Journal Of Interactive Marketing, [s.l.], v. 27, n. 4, p.270-280, nov. 2013. Elsevier BV. Disponível em: < http://blog.mikezhang.com/files/socialcrm.pdf>. Acesso em: 18 maio 2017.
MAROLT, Marjeta; PUCIHAR, Andreja; ZIMMERMANN, Hans-dieter. Social CRM Adoption and its Impact on Performance Outcomes: a Literature Review. Organizacija, [s.l.], v. 48, n. 4, p.260-271, 1 jan. 2015. Disponível em: < https://www.degruyter.com/downloadpdf/j/orga.2015.48.issue-4/orga-2015-0022/orga-2015-0022.pdf >. Acesso em: 16 maio 2017.
MENG, Xiangrui et al. Mllib: Machine learning in apache spark. Journal of Machine Learning Research, v. 17, n. 34, p. 1-7, 2016.
MISHRA, Alok; MISHRA, Deepti. Customer Relationship Management: implementation process perspective. Acta Polytechnica Hungarica, v. 6, n. 4, p. 83-99, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a09v30n1>. Acesso em: 15 de maio de 2017.
MOREIRA, Pedro Felipe Marques; BEDER, Delano Medeiros. Desenvolvimento de Aplicações e Micro Serviços: Um estudo de caso. Revista TIS, v. 4, n. 3, 2015. Disponível em: < http://revistatis.dc.ufscar.br/index.php/revista/article/viewFile/364/127>. Acesso em: 04 jun. 2017.
NEWMAN, Sam. Building microservices. Sebastopol: O'reilly Media, 2015. 280 p. 1 v. Disponível em: <https://www.nginx.com/wp-content/uploads/2015/01/Building_Microservices_Nginx.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.
PAYNE, Adrian; FROW, Pennie. A Strategic Framework for Customer Relationship Management. American Marketing Association, [s. L.], v. 4, n. 69, p.167-176, out. 2005. Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/32536185/A_strategic_framework_for_CRM.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1494962632&Signature=0GzR4npFq7LkkCPnyE4JER1kQXk=&response-content-disposition=inline; filename=A_Strategic_Framework_for_Customer_Relat.pdf>. Acesso em: 14 de maio de 2017.
POZZI, Federico Alberto et al. Challanges of Sentiment Analysis in Social Networks: An Overview. In: POZZI, Federico Alberto et al. Sentiment Analysisin Social Networks. Cambridge: Elsevier, 2017. Cap. 1. p. 11-22.
ORENGA-ROGLÁ, Sergio; CHALMETA, Ricardo. Social customer relationship management: taking advantage of Web 2.0 and Big Data technologies. Springerplus, [s.l.], v. 5, n. 1, p.1-17, 31 ago. 2016. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1186/s40064-016-3128-y.
RICHARDSON, Chris. Microservices: Decomposição de Aplicações para Implantação e Escalabilidade. 2014. Tradução de: Ivan Salvadori. Disponível em: <https://www.infoq.com/br/articles/microservices-intro>. Acesso em: 04 jun. 2017.
ROUSE, Margaret. Customer Relationship Management (CRM). 2014. Disponível em: <http://searchcrm.techtarget.com/definition/CRM>. Acesso em: 04 jun. 2017.
ŠEDIVÁ, Zuzana; MÜLLEROVÁ, Michaela. Social Media In Customer Relationship Management. In: 22ND INTERDISCIPLINARY INFORMATION MANAGEMENT TALKS (IDIMT) CONFERENCE, 22., 2014, Podebrady. Schriftenreihe Informatik. Podebrady: Trauner Verlag, 2014. v. 43, p. 173 - 180.
TILKOV, Stefan. Uma rápida Introdução ao REST. 2008. Tradução de: André Faria Gomes. Disponível em: <https://www.infoq.com/br/articles/rest-introduction>. Acesso em: 04 jun. 2017.
TRAINOR, Kevin J.. Relating Social Media Technologies to Performance: A Capabilities-Based Perspective. Journal Of Personal Selling And Sales Management, [s.l.], v. 32, n. 3, p.317-331, 1 jul. 2012. Informa UK Limited.
TRAINOR, Kevin J. et al. Social media technology usage and customer relationship performance: A capabilities-based examination of social CRM. Journal of Business Research, v. 67, n. 6, p. 1201-1208, 2014. Disponível em: < http://tarjomeh20.com/wp-content/uploads/2015/05/10.1016-j.jbusres.2013.05.002_df52.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2017.
ZABLAH, Alex; BELLENGER, Danny N.; JOHNSTON, Wesley. An evaluation of divergent perspectives on customer relationship management: Towards a common understanding of an emerging phenomenon. Industrial Marketing Management, Atlanta, v. 33, n. 6, p.475-489, 2 jul. 2004. Disponível em: <https://www.wilfridlaurier.ca/documents/12147/7.__Zablah_et_al___An_evaluation_of_divergent_perspectives.pdf>. Acesso em: 15 de maio de 2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Luiz Felipe Correa Chiaradia, Douglas Dyllon Jeronimo Macedo, Moisés Lima Dutra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.