Literacia acadêmica em Bibliotecas Universitárias
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e70249Palabras clave:
Literacia acadêmica, Biblioteca Universitária, Academic Skills Centre, Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação - CRAIResumen
Objetivo: Apresentar o conceito de literacia acadêmica e discutir as possibilidades de atuação das bibliotecas universitárias (BU) no desenvolvimento de habilidades necessárias ao sucesso da comunidade acadêmica por meio de estudo de caso do Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação (CRAI) da Universitat Pompeu Fabra (UPF) em Barcelona.
Método: Estudo exploratório e descritivo de caráter qualitativo que utilizou técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Realizou-se análise de conteúdo em páginas web de universidades da Europa e América do Norte, cujas bibliotecas prestam serviços de Academic Skills Centre (Centro de Habilidades Acadêmicas) – ASC – espaços para orientação e tutoria aos alunos universitários com a finalidade de auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades que os permitam tirar o máximo proveito de seu potencial acadêmico. Foram criadas categorias de serviços que serviram de parâmetro para estudo comparativo dos serviços prestados pelo CRAI UPF disponíveis em sua página web.
Resultado: A análise permitiu verificar que o CRAI UPF apresenta indícios de atuação nos moldes ASC, em especial, no que se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicação. Contudo, não foi possível afirmar que trata-se de um ambiente que privilegia o desenvolvimento de ações voltadas à literacia acadêmica, embora apresente potencial para um envolvimento dessa natureza.
Conclusões: A partir deste estudo de caso acredita-se que as BU possam atuar no campo da literacia acadêmica e que, para tal, devem investir em parcerias com outros setores da universidade a fim de explorar as possibilidades de criação de produtos e serviços que visem ao desenvolvimento de habilidades para o sucesso da vida universitária. Considera-se que esta pesquisa representa um ponto de partida para muitas outras e, espera-se que os conceitos e exemplos aqui estudados possam servir de inspiração para a introdução de programas inovadores de literacia acadêmica em bibliotecas universitárias de diferentes contextos e lugares.
Descargas
Citas
BEZERRA, Benedito G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2012v9n4p247 Acesso em: 29 jun. 2019.
BRANDÃO, José Antonio. Literacia acadêmica: da escola básica ao ensino superior: uma visão integradora. Letras e Letras, v. 29, n.2, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25983 Acesso em: 27 jul. 2019.
DURAND, Thomas. L’alchimie de la competence. Revue Française de Gestion: théories mode d’emploi, França, n. 160, p. 261-292, 2006. Disponível em: https://www.cairn.info/load_pdf.php?ID_ARTICLE=RFG_160_0261 Acesso em: 24 jul. 2019.
GARCÍA-QUISMONDO, Miguel Ángel. La irresistible ascensión del CRAI em universidad. Ponto de Acesso, Salvador, v.2, n.1, p. 72-97, 2008. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/2667 Acesso em: 28 jul 2019.
IFLA Reporte Profesional. El uso de la investigación para promover la alfabetización y la lectura em las bibliotecas: diretrices para bibliotecários. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/hq/publications/professional-report/126.pdf> Acesso em: 06 jul. 2019.
LEAR, Emmaline; LI, Linda; PRENTICE. Sue. Developing academic literacy through self-regulated online learning. Student Success, v.7, n.1, p.13-26, 2016. Disponível em: https://studentsuccessjournal.org/article/view/578 Acesso em: 28 maio 2019.
ODI, Magnus C.; VIALE, Lori. Alfabetização, letramento e literacia: da aquisição e das habilidades da leitura, da escrita e de cálculo, à utilização de suas competências na estatística e na probabilidade. In: Congreso Interamericano de Educacion Matematica, 7., 2013, Montevideo, Uruguay. Montevideo: Actas del VII CIBEM, p. 2009-2016. Disponível em: https://semur.edu.uy/cibem.org/7/actas/pdfs/1203.pdf Acesso em: 28 maio 2019.
OLAVE-ARIAS, Giohanny; ROJAS-GARCÍA, Ilene; Mireya. Deserción universitaria y alfabetización académica. Educación y Educadores, v. 16., n. 3, p. 455-471, set./dez. 2013. Disponível em: http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2726/3328 Acesso em 05 jun. 2019.
PEDRO, Ana Rita; AMARAL, Odete; ESCOVAL, Ana. Literacia em saúde, dos dados à ação: tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 34, n.3, 2016, p. 259-275. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0870902516300311 Acesso em: 25 jun. 2019.
RAMIREZ LEYVA, Elsa M. La biblioteca universitária: um espacio para formación de lectores. En: RAMIREZ LEYVA, Elsa M. (Coord.). Tendencias de la lectura em universidad. México: UNAM, 2015. p. 131-172. Disponível em: http://universidadeslectoras.org/dt/finder/tendencias_lectura_universidad.pdf> Acesso em: 06 nov.2019.
RAMOS, Raquel. Fazer leitores na era digital: o contributo da biblioteca escolar. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares, 2015. Disponível em: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1490/bibliotecarbe8.pdf> Acesso em: 25 jun. 2019.
SOUZA, Clinio J.de. Letramento acadêmico: da escrita à leitura científica. Anuário da Produção Acadêmica Docente, v. 6, n. 15, p. 155-172, 2012. Disponível em: http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/1494/1/Artigo%2011.pdf> Acesso em: 06 jul. 2019.
WEIDEMAN, Albert. Academic literacy: why is it important? Academic literacy: Five new tests. Bloemfontein: Geronimo, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317360680_Academic_literacy_Why_is_it_important Acesso em: 29 jun. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Elisa C.D. Corrêa, Miguel Ángel Marzal García-Quismodo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.