Alfabetização de dados no contexto da ciência da informação: análise dos cursos de graduação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e94094Palabras clave:
Alfabetização de Dados, Ciência de Dados, Ciência da InformaçãoResumen
Objetivo: Diante do desenvolvimento e uso da tecnologia grande quantidade de dados são gerados diariamente. Com iniciativas de incentivo no uso e reuso de dados no meio científico e empresarial, surge a necessidade de capacitar, por meio da Alfabetização de Dados, os estudantes e os profissionais da informação para tornarem os dados mais aplicáveis e compreensíveis. A presente pesquisa se propõe a criar uma ementa mais apropriada para a disciplina de “Ciência de Dados” nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia no Brasil.
Método: Esta pesquisa é exploratória e qualitativa, já consiste na seleção e a coleta de informações sobre a ementa das disciplinas voltadas para a Ciência de Dados nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia no Brasil.
Resultado: Em alguns currículos das 24 universidades analisadas e 37 cursos identificados foram encontradas disciplinas que podem abordar a Ciência de Dados de alguma forma. Assim, no contexto brasileiro a ação mais assertiva seria incluir o tema “Alfabetização de Dados” no contexto das disciplinas de “Ciência de Dados”.
Conclusões: Foram identificadas poucas disciplinas nos cursos de graduação sobre Ciência de Dados e a falta de literatura sobre a Alfabetização de Dados, especialmente em língua portuguesa. Isso pode estar vinculado com a falta de disciplinas, por ser ainda uma abordagem pouco discutida no meio acadêmico da Ciência da Informação. Percebeu-se a necessidade de incluir a Alfabetização de Dados nos cursos de graduação no Brasil.
Descargas
Citas
CASTANHA, R. C. G. A ciência de dados e a cientista de dados. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 1-4, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i2.79882. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/79882. Acesso em: 6 jun. 2022.
DAVENPORT, T. ; PATIL, D. Data Scientist: The Sexiest Job of the 21st Century. 2012. Harvard Business Review. Disponível em: https://hbr.org/2012/10/data-scientist-the-sexiest-job-of-the-21st-century. Acesso em: 5 jun. 2022.
FERNANDES, J. H. C. Interlocuções bibliográficas e epistemológicas entre a ciência de dados e a ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 50, n. 3, p. 232-242, set./dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/163422. Acesso em: 7 jun. 2022.
FOTOPOULOU, A. Conceptualising critical data literacies for civil society organisations: agency, care, and social responsibility. Information, Communication & Society, Reino Unido, v. 24, n. 11, p. 1640-1657, 2021. DOI https://doi.org/10.1080/1369118X.2020.1716041. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1369118X.2020.1716041. Acesso em: 6 jun. 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 8 jun. 2022.
GONZÁLEZ, Y. M.; RODRÍGUEZ, A. I. Alfabetização de dados: Projetando um novo cenário de treinamento para o contexto universitário. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 318-330, jan./abril, 2021. DOI https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35521. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/35521. Acesso em: 18 maio 2022.
GUMMER, E. S.; MANDINACH, E. B. Building a conceptual framework for data literacy. Teachers College Record, v. 117, n. 4, p. 1-22, 2015. DOI https://doi.org/10.1177/016146811511700401. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/016146811511700401. Acesso em: 6 jun. 2022.
GUPTA, U.; CANNON, S. Data governance components: data quality, literacy, and ethics. In: GUPTA, U.; CANNON, S (org.). A Practitioner's Guide to Data Governance. Bingley: Emerald Publishing Limited, 2020.
HENDERSON, J.; CORRY, M. Data literacy training and use for educational professionals. Journal of Research in Innovative Teaching & Learning, Reino Unido, v. 14. n. 2, p. 232-244, 2020. DOI https://doi.org/10.1108/JRIT-11-2019-0074. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JRIT-11-2019-0074/full/html. Acesso em: 7 jun. 2022.
KOLTAY, T. Data literacy for researchers and data librarians. Journal of Librarianship and Information Science, Folkestone, v. 49, n. 1, p. 3-14, 2017. DOI https://doi.org/10.1177/0961000615616450. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0961000615616450. Acesso em: 5 jun. 2022.
LADLEY, J. Data governance: how to design, deploy, and sustain an effective data governance program. London: Academic Press, 2019.
MARCHIONINI, G. Information Science Roles in the Emerging Field of Data Science. Journal of Data and Information Science, Polônia, v. 1, n. 2, p 1-6, 2016. Disponível em: https://sciendo.com/article/10.20309/jdis.201609. Acesso em: 6 jun. 2022.
MATOS, M. T.; CONDURÚ, M. T.; BENCHIMOL, A. C. A produção científica e o acesso aberto sobre a ciência de dados no contexto da ciência da informação: estudo bibliométrico. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), n. Especial, p. 247-248, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/157372. Acesso em: 7 jun. 2022.
REIS, M. de J. Ciência de dados e ciência da informação: guia para alfabetização de dados para bibliotecários. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/12667. Acesso em: 6 jun. 2022.
RÜSCHOFF, B. Data-Driven Learning (DDL): the idea. 2012. Disponível em: http://archive.ecml.at/projects/voll/rationale_and_help/booklets/resources/menu_booklet_ddl.htm. Acesso em: 2 ago. 2022.
SANTOS, R. F.; SENA, J. V. M. A Formação do (a) Bibliotecário (a) frente à Ciência de Dados e Gestão de Dados: análise dos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 9, n. especial, p. 1-20, 2022. DOI https://doi.org/10.24208/rebecin.v9.308. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/308. Acesso em: 8 jul. 2022.
SEMELER, A. R.; PINTO, A. L. Os diferentes conceitos de dados de pesquisa na abordagem da biblioteconomia de dados. Ciência da Informação, Brasília, v. 48, n. 1, p. 113-129, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4461. Acesso em: 7 jun. 2022.
WOLFF, A. et al. Creating an understanding of data literacy for a data-driven society. The Journal of Community Informatics, New York, v. 12, n. 3, p. 9-26, 2016. DOI https://doi.org/10.15353/joci.v12i3.3275. Disponível em: https://ojs.uwaterloo.ca/index.php/JoCI/article/view/3275. Acesso em: 7 jun. 2022.
YAMAUTI, R. K.; TSUNODA, D. F. Análise bibliométrica das publicações sobre Alfabetização em Dados. In: SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE (8SHB), 8., 2019. Anais Eletrônicos [...]. Madrid: Universidad Complutense, 2019. Disponível em: https://seminariohispano-brasileiro.org.es/ocs/index.php/viishb/viiishbusp/paper/view/586. Acesso em: 5 jun. 2022.
ZHU, Y.; XIONG, Y. Towards data science. Data Science Journal, Paris, v. 14, n. 8, p. 1-7, 2015. DOI http://doi.org/10.5334/dsj-2015-008. Disponível em: https://datascience.codata.org/articles/10.5334/dsj-2015-008/. Acesso em: 5 jun. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Natalia Rodrigues Delbianco, Suellen Timm Barros , Silvana Aparecida Borsetti Gregoro Vidotti, Caio Saraiva Coneglian
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.