Uma proposta de arquitetura de microsserviços aplicada em um sistema de CRM social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p147Palavras-chave:
CRM Social, Web 2.0, Inteligência Competitiva, MicrosserviçosResumo
A explosão informacional, impulsionada, principalmente, pelo uso massivo de serviços da Web 2.0 é vista como um desafio para as noções tradicionais do CRM, considerando-se que o consumidor passa a ter um papel ativo no relacionamento com a empresa. Neste contexto, surge o CRM Social que é construído a partir da integração das estratégias tradicionais da Gestão de Relacionamento com o Cliente com ferramentas capazes de recuperar, armazenar e analisar informações coletadas das redes sociais. Por meio de uma pesquisa qualitativa e aplicada, este artigo busca abordar os conceitos das áreas de gestão de relacionamento com o cliente, CRM Social e Web 2.0, enumerando as características e benefícios oferecidos. Baseando-se nestas definições, propõe uma arquitetura de microsserviços para um sistema de CRM Social, que, apesar de aplicável para o enquadramento em questão, deverá ser testada com o intuito de determinar se a mesma atende aos requisitos propostos, visando performance e acurácia nas análises.
Downloads
Referências
BASTANI, Kenny. Deep Learning Sentiment Analysis for Movie Reviews using Neo4j. 2014. Disponível em: <http://www.kennybastani.com/2014/09/deep-learning-sentiment-analysis-for.html?spref=tw>. Acesso em: 04 jun. 2017.
CHEN, C.l. Philip; ZHANG, Chun-yang. Data-intensive applications, challenges, techniques and technologies: A survey on Big Data. Information Sciences, [s.l.], v. 275, p.314-347, ago. 2014. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ins.2014.01.015. Disponível em: <http://romisatriawahono.net/lecture/rm/survey/machine learning/Chen - Big Data Challenges and Techniques - 2014.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2017.
ENNAJI, Fatima Zohra et al. Social intelligence framework: Extracting and analyzing opinions for social CRM. In: Computer Systems and Applications (AICCSA), 2015 IEEE/ACS 12th International Conference of. IEEE, 2015. p. 1-7.
FAASE, Robbert; HELMS, Remko; SPRUIT, Marco. Web 2.0 in the CRM domain: defining social CRM. Ijecrm, [s.l.], v. 5, n. 1, p.1-21, 2011. Inderscience Publishers. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Marco_Spruit/publication/264437100_Web_20_in_the_CRM_domain_defining_social_CRM/links/565d953208ae1ef92982ef43.pdf>. Acesso em: 15 maio 2017.
FIELDING, Roy Thomas. Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures. 2000. 180 f. Tese (Doutorado) - Curso de Informação e Ciência da Computação, University Of California, Irvine, 2000. Cap. 5. Disponível em: <http://www.ics.uci.edu/~fielding/pubs/dissertation/top.htm>. Acesso em: 02 jun. 2017.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Ufrgs, 2009. 120 p. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2017.
GLOROT, Xavier; BORDES, Antoine; BENGIO, Yoshua. Domain adaptation for large-scale sentiment classification: A deep learning approach. In: Proceedings of the 28th international conference on machine learning (ICML-11). 2011. p. 513-520.
GOPALANI, Satish; ARORA, Rohan. Comparing apache spark and map reduce with performance analysis using k-means. International Journal of Computer Applications, v. 113, n. 1, 2015.
GREENBERG, Paul. Social CRM Comes of Age. 2009. White Paper. Disponível em: <http://www.computerworlduk.com/cmsdata/whitepapers/3203130/social crm.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2017.
GREENBERG, Paul. The impact of CRM 2.0 on customer insight. Jnl Of Bus & Indus Marketing, [s.l.], v. 25, n. 6, p.410-419, 3 ago. 2010. Emerald. Disponível em: < http://www.academia.edu/download/32397458/1876351.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2017.
HUTCHINSON, Andrew. Top Social Network Demographics 2017. 2017. Elaborada por Trackx. Disponível em: <http://www.socialmediatoday.com/social-networks/top-social-network-demographics-2017-infographic>. Acesso em: 01 jun. 2017.
LEHMKUHL, Tobias; JUNG, Reinhard. Towards Social CRM: Scoping the concept and guiding research. 2013. Disponível em: <https://www.alexandria.unisg.ch/223469/1/Lehmkuhl, Jung - 2013 - Towards Social CRM - Scoping the concept and guiding research.pdf>. Acesso em: 16 maio 2017.
LIN, Melissa C. A study of main stream features of CRM system and evaluation criteria. In: Proceedings of the 2003 American Society for Engineering Education Annual Conference & Exposition. 2003. p. 1-12.
MALAVASI, Eike. API Gateway governando a arquitetura de Microservices. 2016. Disponível em: <http://sensedia.com/blog/apis/api-gateway-governando-a-arquitetura-de-microservices/>. Acesso em: 04 jun. 2017.
MALTHOUSE, Edward C. et al. Managing Customer Relationships in the Social Media Era: Introducing the Social CRM House. Journal Of Interactive Marketing, [s.l.], v. 27, n. 4, p.270-280, nov. 2013. Elsevier BV. Disponível em: < http://blog.mikezhang.com/files/socialcrm.pdf>. Acesso em: 18 maio 2017.
MAROLT, Marjeta; PUCIHAR, Andreja; ZIMMERMANN, Hans-dieter. Social CRM Adoption and its Impact on Performance Outcomes: a Literature Review. Organizacija, [s.l.], v. 48, n. 4, p.260-271, 1 jan. 2015. Disponível em: < https://www.degruyter.com/downloadpdf/j/orga.2015.48.issue-4/orga-2015-0022/orga-2015-0022.pdf >. Acesso em: 16 maio 2017.
MENG, Xiangrui et al. Mllib: Machine learning in apache spark. Journal of Machine Learning Research, v. 17, n. 34, p. 1-7, 2016.
MISHRA, Alok; MISHRA, Deepti. Customer Relationship Management: implementation process perspective. Acta Polytechnica Hungarica, v. 6, n. 4, p. 83-99, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a09v30n1>. Acesso em: 15 de maio de 2017.
MOREIRA, Pedro Felipe Marques; BEDER, Delano Medeiros. Desenvolvimento de Aplicações e Micro Serviços: Um estudo de caso. Revista TIS, v. 4, n. 3, 2015. Disponível em: < http://revistatis.dc.ufscar.br/index.php/revista/article/viewFile/364/127>. Acesso em: 04 jun. 2017.
NEWMAN, Sam. Building microservices. Sebastopol: O'reilly Media, 2015. 280 p. 1 v. Disponível em: <https://www.nginx.com/wp-content/uploads/2015/01/Building_Microservices_Nginx.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.
PAYNE, Adrian; FROW, Pennie. A Strategic Framework for Customer Relationship Management. American Marketing Association, [s. L.], v. 4, n. 69, p.167-176, out. 2005. Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/32536185/A_strategic_framework_for_CRM.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1494962632&Signature=0GzR4npFq7LkkCPnyE4JER1kQXk=&response-content-disposition=inline; filename=A_Strategic_Framework_for_Customer_Relat.pdf>. Acesso em: 14 de maio de 2017.
POZZI, Federico Alberto et al. Challanges of Sentiment Analysis in Social Networks: An Overview. In: POZZI, Federico Alberto et al. Sentiment Analysisin Social Networks. Cambridge: Elsevier, 2017. Cap. 1. p. 11-22.
ORENGA-ROGLÁ, Sergio; CHALMETA, Ricardo. Social customer relationship management: taking advantage of Web 2.0 and Big Data technologies. Springerplus, [s.l.], v. 5, n. 1, p.1-17, 31 ago. 2016. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1186/s40064-016-3128-y.
RICHARDSON, Chris. Microservices: Decomposição de Aplicações para Implantação e Escalabilidade. 2014. Tradução de: Ivan Salvadori. Disponível em: <https://www.infoq.com/br/articles/microservices-intro>. Acesso em: 04 jun. 2017.
ROUSE, Margaret. Customer Relationship Management (CRM). 2014. Disponível em: <http://searchcrm.techtarget.com/definition/CRM>. Acesso em: 04 jun. 2017.
ŠEDIVÁ, Zuzana; MÜLLEROVÁ, Michaela. Social Media In Customer Relationship Management. In: 22ND INTERDISCIPLINARY INFORMATION MANAGEMENT TALKS (IDIMT) CONFERENCE, 22., 2014, Podebrady. Schriftenreihe Informatik. Podebrady: Trauner Verlag, 2014. v. 43, p. 173 - 180.
TILKOV, Stefan. Uma rápida Introdução ao REST. 2008. Tradução de: André Faria Gomes. Disponível em: <https://www.infoq.com/br/articles/rest-introduction>. Acesso em: 04 jun. 2017.
TRAINOR, Kevin J.. Relating Social Media Technologies to Performance: A Capabilities-Based Perspective. Journal Of Personal Selling And Sales Management, [s.l.], v. 32, n. 3, p.317-331, 1 jul. 2012. Informa UK Limited.
TRAINOR, Kevin J. et al. Social media technology usage and customer relationship performance: A capabilities-based examination of social CRM. Journal of Business Research, v. 67, n. 6, p. 1201-1208, 2014. Disponível em: < http://tarjomeh20.com/wp-content/uploads/2015/05/10.1016-j.jbusres.2013.05.002_df52.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2017.
ZABLAH, Alex; BELLENGER, Danny N.; JOHNSTON, Wesley. An evaluation of divergent perspectives on customer relationship management: Towards a common understanding of an emerging phenomenon. Industrial Marketing Management, Atlanta, v. 33, n. 6, p.475-489, 2 jul. 2004. Disponível em: <https://www.wilfridlaurier.ca/documents/12147/7.__Zablah_et_al___An_evaluation_of_divergent_perspectives.pdf>. Acesso em: 15 de maio de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Luiz Felipe Correa Chiaradia, Douglas Dyllon Jeronimo Macedo, Moisés Lima Dutra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.