ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy

ethic@ - An international Journal for Moral Phylosophy - uma publicação do Núcleo de Ética e Filosofia Política da UFSC, tem como objetivo principal publicar trabalhos inéditos (artigos, resenhas, entrevistas, traduções), com excelência e vanguarda na área de Filosofia Moral Moderna e Contemporânea. 

Notícias

 

Special Issue on Freedom, Democracy and Religion

 

Due to the violent attack to Charlie Hebdo and the murder of four jornalists,  the editors of Ethic@ are organizing a special issue on Freedom, Democracy and Religion. 

 
Publicado: 2015-01-12 Mais...
 
Outras notícias...

v. 14, n. 2 (2015): Edição Especial Charlie Hebdo

Esse é um número especial em homenagem aos jornalistas que morreram no atentado terrorista acontecido em Paris na data de 7 de janeiro de 2015. Naquele dia, terroristas assassinaram friamente 12 pessoas que se encontravam na sede do semanário Charlie Hebdo, entre eles os cartunistas Cabu, Charb, Honoré,Tignous e Wolinski. Além de um atentado inaceitável à vida, entendemos aquele ato como um atentado à liberdade de opinião e liberdade de imprensa, caras às nossas concepções de justiça e democracia. Quase um ano depois, enquanto preparávamos a versão final desse número, na noite de sexta-feira, 13 de novembro de 2015, na casa de show Bataclan, um outro atentado terrorista abalou Paris. Realizado por membros do Estado Islâmico, deixou mais de uma centena de mortos na capital da República Francesa.

A Revista Ethic@, nesse número, faz uma homenagem a todos e todas que foram vítimas desses violentos e inconcebíveis atentados. Como esses atos monstruosos foram feitos em nome de Deus, gostaríamos nesse número de indagar sobre a relação entre democracia, justiça e religião. Indagamos como aquele que é concebido como a pura bondade, Deus, pode inspirar atos que são expressão mais terrível do mal. Como conciliar religião, justiça e democracia? A própria religião pode trazer em si o princípio da intransigência com o outro? Podem todas as religiões serem harmonizadas com os princípios da liberdade e do Estado de Direito? Que as reflexões feitas aqui possam lançar luz sobre nossa perplexidade.

 

Maria de Lourdes Borges. Editora da Ethic@, dezembro de 2015

Sumário

Artigos

Cristina Foroni Consani
174-197
Evania Elizete Reich
198-221
Joel Thiago Klein
222-251
Jordan Michel Muniz
252-278
Alessandro Pinzani
279-299
Daniela Rosendo, Tamara Amoroso Gonçalves
300-319
Filipe Campello
320-337
Margit Ruffing
338-352
Marcos Alexandre Alves
353-366
Ildenilson Meireles
367-381