Estudo da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu

Autores/as

  • João Fernandes Universidade de São Paulo
  • Michele Hidemi Ueno Guimarães Universidade Federal de Ouro Preto
  • André Robert Université Lumière Lyon 2
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p105

Resumen

A evasão e a retenção são problemas que circundam os cursos de Física por todo o Brasil. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação, que se propôs a levantar alguns dos motivos relacionados a esses fenômenos. Para isso, foram feitas entrevistas com estudantes e os professores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Para o estudo dessa problemática assumimos a Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu, evidenciando as diversas relações de dominância existentes nos cursos, o que contribui para que a evasão e a retenção nesta Universidade analisada sejam altíssimas. Entre as conclusões a que chegamos, após os procedimentos analíticos do corpus investigativo, ou seja, dos relatos coletados, destacamos: para os estudantes esses motivos concentram-se nas relações pessoais “complicadas” com os professores e na rotina “acelerada” nas repúblicas em que residem; para os professores, o principal fator está relacionado ao uso do curso de Física como um “trampolim” para outros cursos, principalmente, Engenharias.

Biografía del autor/a

João Fernandes, Universidade de São Paulo

Mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Graduou-se em Licenciatura em Física na Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Tem participado com frequência dos congressos da área, apresentando trabalhos e publicando em revistas. Atualmente, está trabalhando com uma interface entre jogos e ensino, com foco nos Jogos de Interpretação de Papéis. Suas principais áreas de interesse são a utilização dos jogos no ensino, a relação entre hábitos de jogo e hábitos de estudo, gamificação e divulgação científica.

Michele Hidemi Ueno Guimarães, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora visitante da Universidade Federal do ABC – área Ensino de Física (2016). Possui pós-doutorado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2016) e pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). Durante o ano de 2015, realizou dois pós-doutorados, um em Psicologia Clínica no Établissement Public Spécialisé en Santé Mentale de Ville-Evrard, Paris, e outro em Ciências da Educação na Université Lumière Lyon 2, Lyon, França. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Licenciatura plena em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Sua pesquisa concentra-se na área de Formação de professores de Ciências, atuando no Ensino de Física e Ensino Investigativo e na interface Psicanálise e Ensino de Ciências. É professora visitante do Grupo de Pesquisa em Óptica e Sistemas Amorfos, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Participa do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância – LEPSI-MG, vinculado à Faculdade de Educação da UFMG. É líder do "Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da UFOP", criado em junho de 2018, junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.  

André Robert, Université Lumière Lyon 2

Autor de numerosos livros e artigos, é professor de ciências da educação na Universidade de Lyon 2 (França). De 1999 a 2003, foi editor-chefe da Revue Française de pédagogie. De 2007 a 2016, dirigiu uma escola de doutorado multidisciplinar (EPIC, n ° 485); em 2010, fundou o laboratório de pesquisa em Educação, culturas, políticas, que dirigiu até 2012; em 2011, foi eleito, em nível nacional, presidente da seção de ciências da educação do CNU (Conselho Nacional de Universidades). Professor emérito em 2017, é regularmente convidado para a Universidade Lusofona (Lisboa) e para algumas universidades brasileiras.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL, 1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, atuando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, e professora colaboradora Sênior da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio, atuando no programa de pós-graduação em Ensino. Publicou diversos resultados de suas investigações e das pesquisas realizadas, com os demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participa em anais de eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados e inúmeros itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos à sua área de pesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação, Ciências e Matemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo coordenadora de alguns deles. Nos dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são: análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem.

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Publicado

2020-04-06

Cómo citar

Fernandes, J., Ueno Guimarães, M. H., Robert, A., & Passos, M. M. (2020). Estudo da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(1), 105–126. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p105

Número

Sección

Pesquisa em Ensino de Física

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