A modelagem científica vista como um campo conceitual

Rafael Vasques Brandão, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit

Resumo


Este trabalho defende a tese de que o processo de modelagem científica pode ser visto como um campo conceitual subjacente ao domínio de campos conceituais específicos em Física e possui implicações relevantes para o Ensino de Física e a pesquisa nessa área centrados na estratégia didática da modelagem. Para tanto, apoia-se na visão epistemológica de Mario Bunge sobre modelagem científica e na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, levando em conta as ideias de Weil-Barais e Vergnaud sobre concepções em Física.


Palavras-chave


Modelagem científica; Campo conceitual; Ensino de Física

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n3p507

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >