Leitura de textos de cientistas por um licenciando: uma possibilidade de acesso a discursos que contrastam com o das pós-verdades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1659

Resumo

Investigamos a produção de sentidos por um licenciando em Física numa atividade de leitura de textos escritos por cientistas, especificamente, um livro de Werner Heisenberg e outro de Albert Einstein e Leopold Infeld. Postulamos que leituras como essas podem fomentar o acesso a aspectos culturais associados à Ciência, atuando junto ao enfraquecimento do discurso das pós-verdades. Tomamos como suporte teórico-metodológico a Análise de Discurso pecheutiana, assumindo a não transparência da linguagem e a relevância da historicidade para a compreensão das interpretações. Fizemos análises de algumas das representações do licenciando sobre os livros, comentando também a natureza de seus questionamentos, opiniões, dúvidas e dificuldades surgidos ao longo das leituras. As análises evidenciaram que as leituras possibilitaram ao licenciando o acesso a vários aspectos culturais relacionados à Física Moderna e Contemporânea. Evidenciaram também os conflitos de ideias que emergiram para o estudante, os quais decorrem, provavelmente, da comparação entre o que era dito pelos autores e a Física que ele conhecida até então. Por fim, tendo em vista a natureza e a diversidade das dúvidas levantadas, indicamos a riqueza de possíveis discussões mediadas que venham a ser feitas após a leitura dos textos.

Biografia do Autor

Maria José Pereira Monteiro de Almeida, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Professora Titular em Metodologia de Ensino - Física, aposentada da Unicamp. Atualmente atuando como colaboradora plena nos programas de Pós-Graduação da Faculdade de Educação e no Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM.

André Coelho da Silva, Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, SP

Doutor e Mestre em Educação na linha de pesquisa de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias pela Unicamp. Atualmente é Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Almeida, M. J. P. M. de, & Silva, A. C. da. (2020). Leitura de textos de cientistas por um licenciando: uma possibilidade de acesso a discursos que contrastam com o das pós-verdades. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(3), 1659–1683. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1659

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Artigos