Ensino de Física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente

Autores

  • Cristiane Rodrigues de Rodrigues PUSRGS - Rio Grande do Sul
  • Suzana Maria Coelho PUC - Rio Grande do Sul
  • Aline Scaramuzza Aquino PUSRGS - Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n3p575

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar o perfil epistemológico, atitudes e reações de futuros professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, num contexto de oficinas centradas na experimentação com materiais de baixo custo no campo da eletricidade estática. A principal técnica de coleta de dados foi a observação participante. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, linguística e psico-cognitiva, mas indicam também reações positivas, por parte dos sujeitos da pesquisa, como preocupação com a prática docente e com a aprendizagem do aluno. A maioria dos participantes manifestou ideias condizentes com concepções construtivistas de ensino e aprendizagem, mas permaneceram, em alguns discursos, indícios de dificuldades de ruptura com modelos pedagógicos tradicionais. Concluiu-se que a metodologia experimental, além de ter favorecido o desenvolvimento cognitivo e de atitudes investigativas, possibilitou, graças à mediação e à interação propiciadas, uma tomada de consciência de possíveis estratégias didático-pedagógicas inovadoras em sala de aula.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues de Rodrigues, PUSRGS - Rio Grande do Sul

Suzana Maria Coelho, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) , especialização em Diplôme D' Etudes Approfondies En Didactique Des D pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1987) , mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Didactique Des Disciplines pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Aline Scaramuzza Aquino, PUSRGS - Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2009-11-10

Como Citar

Rodrigues, C. R. de, Coelho, S. M., & Aquino, A. S. (2009). Ensino de Física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 26(3), 575–608. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n3p575

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>