O papel da experimentação no ensino da física

Autores

  • Marie-Geneviève Séré Didasco-Université Paris XI Orsay – France
  • Suzana Maria Coelho PUC - Rio Grande do Sul
  • Antônio Dias Nunes PUC - Rio Grande do Sul

Resumo

Discute-se o papel da experimentação no ensino da Física com base em alguns exemplos práticos relacionados com a lei de Snell-Descartes. Sugerem-se diferentes abordagens no ensino experimental desta lei, mostrando-se a importância da exploração de aspectos conceituais e procedurais na atividade experimental que reflitam a atividade científica. Concebe-se a experimentação como uma forma de favorecer o estabelecimento de um elo entre o mundo dos objetos, o mundo dos conceitos, leis e teorias e o das linguagens simbólicas.

Biografia do Autor

Antônio Dias Nunes, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Bacharelado Em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1968) e graduação em Licenciatura Plena em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1968).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Séré, M.-G., Coelho, S. M., & Nunes, A. D. (2004). O papel da experimentação no ensino da física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 31–43. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9897

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