Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio

Autores/as

  • Rúbia de Fátima Antunes Martins Fernandes Universidade Federal de São Paulo
  • Flaviston Ferreira Pires Universidade Federal de São Paulo
  • Thaís Cyrino de Mello Forato Universidade Federal de São Paulo
  • José Alves da Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p509

Resumen

Poucos trabalhos têm apresentado resultados do ensino de mecânica quântica no ensino médio. Como um alto nível de abstração é exigido, é necessário reconsiderar os pressupostos teóricos, abordagens e metodologias, a fim de reduzir as dificuldades na sua inserção. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, que é uma proposta didática para ensino médio compreendendo discussões sobre mecânica quântica e elementos que relacionam física e algumas pinturas de Salvador Dalí. Abraçar as relações entre a física e a arte nos permite aproximar e expressar as relações entre a educação científica e a cultura, com formas alternativas para enriquecer o significado do conhecimento, também buscando proporcionar aos alunos uma visão mais ampla sobre a construção do conhecimento científico, em um diálogo inteligente com o mundo. Para isso, a proposta apresenta uma metodologia operatória, aproximando a ciência como conhecimento histórico e social para ensinar mecânica quântica, e visa tornar o aluno capaz de desenvolver hipóteses, conceitos, situar explicações científicas no tempo, em suma, operar de acordo com as ferramentas fornecidas. Trabalhar com as formas pelas quais a física, introduzida como um componente cultural, influencia as interpretações dos fenômenos macro e microscópicos contribui para a compreensão da física moderna, parte da física do século XX. Portanto, adicionar elementos culturais ao mundo da física parece ser cada vez mais necessário, uma vez que parece ressignificá-la ao reumanizar seu conhecimento. Além disso, usar o contexto histórico parece nos dar uma maior amplitude ao conhecimento, uma vez que ele também começa a fazer parte de uma cultura mais ampla, além de seu significado científico.

Biografía del autor/a

Rúbia de Fátima Antunes Martins Fernandes, Universidade Federal de São Paulo

Licenciada em Ciências, com habilitação em Física, e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Paulo do Campus Diadema (Unifesp-Diadema). É professora da educação básica.

Flaviston Ferreira Pires, Universidade Federal de São Paulo

Licenciado em Ciências, com habilitação em Física, e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Paulo do Campus Diadema (Unifesp-Diadema). É professor da educação básica.

Thaís Cyrino de Mello Forato, Universidade Federal de São Paulo

Professora do curso de Graduação em Ciências-Licenciatura na Universidade Federal de São Paulo e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Unifesp. Doutora em Educação, mestra em História da Ciência e licenciada em Física. Editora adjunta de Prometeica, Revista de Filosofia y Ciencia.

José Alves da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Professor do curso de graduação em Ciências-Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema (Unifesp-Diadema). É licenciado em Física, mestre em ensino de Ciências, modalidade Física, e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Fernandes, R. de F. A. M., Pires, F. F., Forato, T. C. de M., & da Silva, J. A. (2017). Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 34(2), 509–529. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p509

Número

Sección

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artículos más leídos del mismo autor/a