Condições de trabalho, tempo de carreira e dimensões da saúde de professores de Educação Física do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p99Resumo
Discute condições de trabalho, tempo de carreira e dimensões da saúde de 87 professores de Educação Física atuantes em cinco municípios do Espírito Santo (Guarapari, Nova Venécia, Santa Teresa, Viana e Vitória), participantes do survey da pesquisa nacional Trabalho Docente na Educação Básica do Brasil. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo, que se fundamenta na classificação dos ciclos/fases/estágios da carreira docente de Huberman (2007) e dialoga, principalmente, com Santini (2004; 2005) e Almeida (2008). Conclui que a relação da condição de trabalho e tempo de carreira, analisados isoladamente, não determina a saúde e mal-estar do profissional docente e que esse processo é complexo, dependendo de um conjunto de fatores que envolvem questões pedagógicas, profissionais e pessoais.
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