A gestão do desejo dos corpos através da comunicação e mídia: um estudo panorâmico-monográfico dos periódicos da Educação Física brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p258Resumo
O incessante fluxo de afecções geradas pela mídia constrói corpos que refletem subjetividades que organizam ações corpóreas de relações. O presente texto objetivou analisar a produção do conhecimento da temática “corpo” ligada a pesquisas de “comunicação” e “mídia” em periódicos da Educação Física (EF) brasileira no período de 2000-2015 a fim de visualizarmos os modos como este campo de saber vem estudando as afecções midiáticas que giram em torno da temática do corpo. Caracterizou-se como um estudo qualitativo de revisão bibliográfica de cunho panorâmico-monográfico, tendo como amostra textos completos online de 12 periódicos da EF brasileira classificados como A1, A2, B1, B2, B3 e B4 pelo WebQualis da Capes. Concluímos que o corpo tratado nesses textos se apresenta como um ponto de ancoragem para a articulação de afetações e desejos, ou seja, o corpo da comunicação e da mídia é um corpo em contínua luta política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).