Cibercultura e Educação Física: algumas considerações ontológicas

Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva

Resumo


Este trabalho é uma síntese de uma pesquisa filosófica mais ampla que versa sobre os impasses epistemológicos provocados por mudanças socioculturais hodiernas na esteira da cibercultura no âmbito esportivo dos jogos eletrônicos e da robótica e suas implicações na educação física. Definimos filosofia como justificação e significação das questões humanas traçadas pelos limites da consciência enquanto experiência mundana de nossas implicações emergentes dos conflitos materiais das relações sociais. Assim, nosso horizonte teórico-metodológico é desenhado pelo materialismo dialético (Adorno), a ontologia (Merleau-Ponty) e a semiótica (Peirce e Lévy).

Palavras-chave


Robótica; Cibernética; Educação Física

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

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