Cibercultura e Educação Física: algumas considerações ontológicas

Autores

  • Fabio Zoboli UFS
  • Renato Izidoro da Silva UFAM

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho é uma síntese de uma pesquisa filosófica mais ampla que versa sobre os impasses epistemológicos provocados por mudanças socioculturais hodiernas na esteira da cibercultura no âmbito esportivo dos jogos eletrônicos e da robótica e suas implicações na educação física. Definimos filosofia como justificação e significação das questões humanas traçadas pelos limites da consciência enquanto experiência mundana de nossas implicações emergentes dos conflitos materiais das relações sociais. Assim, nosso horizonte teórico-metodológico é desenhado pelo materialismo dialético (Adorno), a ontologia (Merleau-Ponty) e a semiótica (Peirce e Lévy).

Biografia do Autor

Fabio Zoboli, UFS

P

Renato Izidoro da Silva, UFAM

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Contato: izidoro.renato@gmail.com.

Downloads

Publicado

2010-12-07

Como Citar

Zoboli, F., & Izidoro da Silva, R. (2010). Cibercultura e Educação Física: algumas considerações ontológicas. Motrivivência, (34), 106–121. https://doi.org/10.5007/%x

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)