Práticas corporais e currículo: legitimação a partir da análise documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e96866

Palavras-chave:

Práticas corporais, Currículo, Ensino médio, Educação física escolar

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o modo como os atos de currículo da Educação Física (EF) legitimam as práticas corporais no âmbito de três escolas de Ensino Médio (EM) de Simão Dias – Sergipe. A pesquisa foi feita a partir de uma abordagem qualitativa, do tipo documental. Os respectivos Projetos Político-Pedagógicos e Planos de Ensino do componente foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Notamos que as limitações dos espaços físicos condicionam a vivência de práticas legitimadas na escola. Percebemos forte influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como a vivência exaustiva dos esportes euroamericanos.

Biografia do Autor

Libni David de Santana Macedo, Universidade Federal de Sergipe

É Mestre em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Atualmente é Diretor do Colégio Estadual Paulo Freire - SEC/BA.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Possui pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. Professor Titular da Universidade de São Paulo, instituição em que exerce a função de Pró-Reitor Adjunto de Graduação (2022-2024).

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe

Possui pós-doutorado em "Educação do corpo" pela Universidad Nacional de La Plata - UNLP/Argentina. É Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

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Publicado

2024-03-11

Como Citar

David de Santana Macedo, L., Garcia Neira, M., & Zoboli, F. (2024). Práticas corporais e currículo: legitimação a partir da análise documental. Motrivivência, 36(67). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e96866

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Seção

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