A marca "NIKE", seus signos e argumentos: um estudo de semiótica aplicada

Autores

  • Vinícius dos Santos Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe
  • Renato Izidoro da Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS.
  • Elder Silva Correia Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Tiago de Brito Ferreira Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p14

Resumo

Resultado de uma pesquisa que abordou a semiótica como diretriz teórico-metodológica para compreensão da atuação da marca esportiva Nike em meio à sociedade e suas implicações subjetivas. Levando em conta o aspecto histórico e contemporâneo, buscando identificar os pontos que tornam a referida marca comercial relevante e representativa em meio a indivíduos e grupos sociais. O intuito foi investigar como os argumentos foram construídos, de modo a sustentar uma relação de seus produtos com a figura subentendida da deusa grega Nice. Considerando uma fenomenologia da experiência dos interpretantes, identificamos quais signos são atuantes e responsáveis por comporem essa articulação semiótica de representatividade.

Biografia do Autor

Vinícius dos Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.  Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

Renato Izidoro da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

Elder Silva Correia, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Graduado em Educação Física pela UFS. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

Tiago de Brito Ferreira Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.  Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

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Publicado

2016-05-25

Como Citar

Souza, V. dos S., Zoboli, F., da Silva, R. I., Correia, E. S., & Santos, T. de B. F. (2016). A marca "NIKE", seus signos e argumentos: um estudo de semiótica aplicada. Motrivivência, 28(47), 14–30. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p14

Edição

Seção

Artigos Originais

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