A marca "NIKE", seus signos e argumentos: um estudo de semiótica aplicada

Autores

  • Vinícius dos Santos Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe
  • Renato Izidoro da Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS.
  • Elder Silva Correia Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Tiago de Brito Ferreira Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p14

Resumo

Resultado de uma pesquisa que abordou a semiótica como diretriz teórico-metodológica para compreensão da atuação da marca esportiva Nike em meio à sociedade e suas implicações subjetivas. Levando em conta o aspecto histórico e contemporâneo, buscando identificar os pontos que tornam a referida marca comercial relevante e representativa em meio a indivíduos e grupos sociais. O intuito foi investigar como os argumentos foram construídos, de modo a sustentar uma relação de seus produtos com a figura subentendida da deusa grega Nice. Considerando uma fenomenologia da experiência dos interpretantes, identificamos quais signos são atuantes e responsáveis por comporem essa articulação semiótica de representatividade.

Biografia do Autor

Vinícius dos Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.  Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

Renato Izidoro da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

Elder Silva Correia, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Graduado em Educação Física pela UFS. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

Tiago de Brito Ferreira Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.  Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade".

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Publicado

2016-05-25

Como Citar

SOUZA, Vinícius dos Santos; ZOBOLI, Fabio; DA SILVA, Renato Izidoro; CORREIA, Elder Silva; SANTOS, Tiago de Brito Ferreira. A marca "NIKE", seus signos e argumentos: um estudo de semiótica aplicada. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 47, p. 14–30, 2016. DOI: 10.5007/2175-8042.2016v28n47p14. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47p14. Acesso em: 24 nov. 2024.

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