O atleta e a publicidade: reflexões acerca dos contratos publicitários esportivos expostos nas obras literárias de Harlan Coben
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p231Resumo
Harlan Coben, escritor estadunidense de romances policiais, utiliza elementos esportivos como constituintes de sua estrutura narrativa. Desse modo, procuramos identificar as relações estabelecidas entre o meio esportivo e a publicidade expostas nas obras “Quebra de Confiança” (2011) e “Jogada Mortal” (2012), primeiras tramas da série “Myron Bolitar”, por meio da análise dos personagens Christian Steele e Duane Richwood. Para tal, utilizaram-se os preceitos acerca da análise literária proposta por Antonio Candido (2000), que considera texto e contexto como constructos das narrativas, constatando-se que Coben retrata tais personagens como garotos-propaganda sujeitos às efemeridades presentes tanto no meio esportivo, quanto na permanência relacionada aos conglomerados de mídia, bem como pontua empresas de produtos esportivos de alto impacto neste segmento mercadológico dos anos 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).