O atleta e a publicidade: reflexões acerca dos contratos publicitários esportivos expostos nas obras literárias de Harlan Coben

Autores

  • Laís Cristyne Alexandre dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p231

Resumo

Harlan Coben, escritor estadunidense de romances policiais, utiliza elementos esportivos como constituintes de sua estrutura narrativa. Desse modo, procuramos identificar as relações estabelecidas entre o meio esportivo e a publicidade expostas nas obras “Quebra de Confiança” (2011) e “Jogada Mortal” (2012), primeiras tramas da série “Myron Bolitar”, por meio da análise dos personagens Christian Steele e Duane Richwood. Para tal, utilizaram-se os preceitos acerca da análise literária proposta por Antonio Candido (2000), que considera texto e contexto como constructos das narrativas, constatando-se que Coben retrata tais personagens como garotos-propaganda sujeitos às efemeridades presentes tanto no meio esportivo, quanto na permanência relacionada aos conglomerados de mídia, bem como pontua empresas de produtos esportivos de alto impacto neste segmento mercadológico dos anos 1990. 

Biografia do Autor

Laís Cristyne Alexandre dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Grauação em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná.

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná, Professor Adjunto do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

Alexandre dos Santos, L. C., & Capraro, A. M. (2017). O atleta e a publicidade: reflexões acerca dos contratos publicitários esportivos expostos nas obras literárias de Harlan Coben. Motrivivência, 29(52), 231–244. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p231

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