Representações docentes de Educação Física escolar: singularidades produzidas pelos projetos de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65976

Resumo

O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar.

Biografia do Autor

Márcio Cardoso Coelho, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ RS

Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre RS- Mestre em Ciências do Movimento Humano ESEFID/UFRGS. Doutorando em Ciências do Movimento Humano ESEFID/UFRGS.

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Professor de Graduação e Pós Graduação- ESEFID/UFRGS- Pós Doutor em Ciências do Movimento Humano-UFRGS

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

COELHO, Márcio Cardoso; BOSSLE, Fabiano. Representações docentes de Educação Física escolar: singularidades produzidas pelos projetos de trabalho. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 01–16, 2020. DOI: 10.5007/2175-8042.2020e65976. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e65976. Acesso em: 15 nov. 2024.

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