Resenha do livro Educação Física para a saúde: uma aposta em (form)ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93008

Palavras-chave:

Educação física, Escola, Formação em saúde

Resumo

A presente resenha é sobre o livro “Educação Física para a Saúde: uma aposta em (form) ação” publicado em 2022 pelo Professor Victor José Machado de Oliveira. Segmentada em três capítulos, além do prefácio assinado pelo Professor Alex Branco Fraga (UFRGS) e das considerações finais (pautada em provocar movimentospensamentos), a referida obra discorre sobre a necessidade da Educação Física (EF) para a saúde, a qual é conceituada, caracterizada e delimitada a partir do conceito ampliado de saúde. A EF para saúde está relacionada também a questão “operacional” nas aulas, ou seja, a necessidade de considerar os eixos pessoal-individual, social e ecológico. Enquanto perspectiva para os docentes, há uma abordagem sobre a formação inicial e continuada, bem como provocações sobre como ampliar o conceito de saúde com enfoque no envolvimento coletivo. Portanto, é uma obra que traz informações, suscita pesquisa e promove inquietação na atuação no campo escolar.

Biografia do Autor

Adriano de Souza Freitas, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Professor EBTT de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Sergipe, Campus Itabaiana. Acadêmico de Licenciatura em Educação Física/UFS. 

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Referências

OLIVEIRA, Victor José Machado de. Educação Física para a Saúde: uma aposta em (form)ação. Curitiba: CRV, 2022. 122p.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Como Citar

Freitas, A. de S. ., & Mezzaroba, C. (2023). Resenha do livro Educação Física para a saúde: uma aposta em (form)ação. Motrivivência, 35(66), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e93008

Edição

Seção

Porta Aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>