O corpo nas aulas de Educação Física: concepções e práticas pedagógicas no colégio da polícia militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57266

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal investigar como as questões relativas ao corpo têm sido desenvolvidas nas aulas de Educação Física em um colégio da Polícia Militar de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com coleta feita pela entrevista semiestruturada e análise dos documentos norteadores da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Pôde-se perceber que a relação entre corpo e aprendizagem nas aulas de Educação Física estão distantes dos aspectos da linguagem e da expressão corporal, tendo como eixo norteador, o esporte. Existe uma preocupação com aspectos transversais, mas, eles tendem a ser tratados como debates e não problematizados nas próprias práticas corporais. Apesar do potencial desses temas para uma formação crítica, eles são negligenciados na práxis pedagógica da Educação Física escolar sem as experiências sistematizadas. Portanto, não há a aquisição de conhecimento das diversas manifestações culturais que poderiam emergir criticamente das aulas.

Biografia do Autor

Aline Gomes Machado, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Educação - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação (UFG/FE). 

Goiânia, Goiás, Brasil. 

alinegomes32@gmail.com

Tadeu João Ribeiro Baptista, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. 

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Goiânia, Goiás, Brasil.

tadeujrbaptista@yahoo.com.br


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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Machado, A. G., & Baptista, T. J. R. (2019). O corpo nas aulas de Educação Física: concepções e práticas pedagógicas no colégio da polícia militar. Motrivivência, 31(58), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57266

Edição

Seção

Artigos Originais