Gosto, importância e participação: a relação dos estudantes do ensino médio com a Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76302

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender como estudantes de Ensino Médio se relacionam com os saberes da Educação Física (EF). Indagou-se, via questionário estruturado, 182 discentes do Ensino Médio de 8 escolas estaduais de São Paulo sobre suas relações de gosto, importância e participação com a EF. Os resultados indicam que: (i) a EF representa a disciplina que mais gostam; (ii) mas possui importância intermediária; (iii) a disciplina mobiliza  participação mediana; (iv) o gosto, a importância e a participação pela EF diminuem ao longo dos anos escolares do Ensino Médio; (v) a participação discente está mais atrelada ao gosto do que à importância. Por fim, esperamos que, ao ouvir os estudantes, estes resultados retornem aos docentes sugerindo novas dinâmicas e diretrizes em direção à melhoria das aulas de EF.

Biografia do Autor

Marcos Roberto So, - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

- Professor de Educação Física dos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio e dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho. 

- Doutorando em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Gilson Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

- Livre docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

- Docente da Faculdade de Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP)

Tatiana Zuardi Ushinohama, Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

- Doutoranda na Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

Mauro Betti, Professor aposentado da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP)

- Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

- Professor aposentado da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru)

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Publicado

2020-11-16

Como Citar

So, M. R., Santos Rodrigues, G., Prodócimo, E., Zuardi Ushinohama, T., & Betti, M. (2020). Gosto, importância e participação: a relação dos estudantes do ensino médio com a Educação Física. Motrivivência, 32(63), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76302

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Artigos Originais

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