The (un)serialization of Physical Education in CAp/UFRGS secundary education: an experience report from the teaching internship

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e77294

Abstract

This article presents some reflections that emerged from an experience in the Physical Education Teaching Internship in Secondary Education, which occured at CAp/UFRGS from a (un)serialized curriculum. Therefore, through shared teaching, the work developed was sustained in the bodily practices of adventure, considering that it was one of the “modalities” chosen in the representative assembly of the curricular dynamics of Physical Education in the institution to define the contents to be worked on. Thus, having as scope in this article the teaching and learning processes in Physical Education starting from what was produced under the aegis of the respective (un)serialization, we present the particularity of its dynamics in Physical Education, going back to its process of formulation and substantiation in the institution to present the work developed in the respective Internship. Thus, we support the reflections and interpretations presented here in the study that supports the respective curriculum, as well as in the contributions of Paulo Freire.

 

Author Biographies

Gabriel Ziel Boldori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Graduando do curso de Bacharelado em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Tem formação em Licenciatura em Educação Física pela ESEFID/UFRGS. Foi bolsista de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superor (PIBID/CAPES). Foi estagiário da Secretaria de Educação do Município de Porto Alegre (SMEDPOA), trabalhando com educação inclusiva. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física (DIMEEF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID (PPGCMH/ESEFID). Tem interesse nos seguintes temas: Educação Física, Educação Física escolar, Teoria/pedagogia Crítica, Educação Libertadora, Etnografias, Autoetnografias, estudos curriculares, didática e metodologias de ensino, formação de professores e práticas pedagógicas.

Ivan Livindo de Senna Corrêa, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS).

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plana pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, escola, esporte, práticas corporais de aventura, capoeira angola e lazer.

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora Classe D Nível 1 da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH. Coordenadora do GEDAEF ? Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física e participante dos grupos F3P-EFICE - Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e DIMEEF ? Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino em Educação Física (ESEF/UFRGS). Também atuou como professora no Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista - IPA e na Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, exercendo a docência em todos os níveis da Educação Básica. É Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com Pós-doutorado no PPGCMH da UFRGS.

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Published

2021-03-03

How to Cite

Boldori, G. Z., Oliveira, D. . de L. de ., Corrêa, I. L. de S. ., & Fonseca, D. G. da. (2021). The (un)serialization of Physical Education in CAp/UFRGS secundary education: an experience report from the teaching internship. Motrivivência, 33(64), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e77294

Issue

Section

Porta Aberta

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