Formação de agentes públicos municipais de esporte e lazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e77630

Resumo

O presente ensaio objetiva discutir a formação de agentes públicos municipais de esporte e lazer. Para tanto, discutimos criticamente a literatura produzida sobre gestão pública, gestores esportivos e formação em diálogo com as contribuições de Pierre Bourdieu acerca da educação e de Zarifian em relação ao conceito de competências. Debatemos como aspectos relevantes a serem considerados no processo de formação desses agentes: buscar a qualidade da gestão por meio da otimização dos recursos; preservar e dar utilidade aos recursos por meio do desenvolvimento sustentável; fomentar a participação popular; definir funções e responsabilidades frente aos objetivos propostos; ter domínio dos conhecimentos, técnicas e saberes próprios do esporte e do lazer e saber alinhá-los à realidade da comunidade; buscar a efetivação das políticas; refletir nas ações; desenvolver o princípio da formação política e social e o princípio do reconhecimento e da participação nos processo da gestão ampliada.

 

Biografia do Autor

Andressa Pelói Bernabé, Centro Universitário Ingá - UNINGÁ

Doutoranda em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá

Professora do Centro Universitário Uningá,Curso de Educação Física, Maringá, Brasil

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil

Doutor em Educação Física pela UFPR e professor adjunto do Departamento de Educação Física da UEM.

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Publicado

2021-03-03

Como Citar

Bernabé, A. P. ., & Starepravo, F. A. (2021). Formação de agentes públicos municipais de esporte e lazer. Motrivivência, 33(64), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e77630

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