Os usos da Justiça na busca por direitos: estratégias de reivindicação operária na cidade-fábrica Rio Tinto (Paraíba, 1959-1964)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2010v2n3p261Resumo
Este artigo busca analisar as ações trabalhistas movidas pelos operários da cidade-fábrica de Rio Tinto (PB). Os processos tramitaram na Junta de Conciliação e Julgamento de João Pessoa e no Fórum de Rio Tinto, constituindo um novo espaço de reivindicação e resistência dos operários nas décadas de 1950 e 1960. Estes, por sua vez, eram conhecedores de que a Legislação Trabalhista amparava suas reivindicações e que, deste modo, seria uma outra via para a luta por seus direitos. Os processos analisados demonstram as formas como empregadores e empregados, diante da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, travaram a luta jurídica de redefinição de relações, no período entre 1959 e 1964, quando as ações se avolumaram.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.