Experiências de formação política e intelectual de um comunista: família, etnia, leituras e militância estudantil de Jacob Gorender, um jovem membro do PCB em Salvador (1923-1943)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2016v8n15p109Palabras clave:
Jacod Gorender, Biografia, PCBResumen
Jacob Gorender, destacado militante comunista e teórico marxista, é conhecido especialmente pela sua produção historiográfica a partir da década de 1970, bem como pelo seu papel nos círculos dirigentes do PCB e do PCBR entre o final dos anos 1950 e a década seguinte. Neste artigo é abordado um período menos conhecido de sua trajetória: a sua formação política e intelectual, em Salvador nas décadas de 1920 a 1940, compreendendo a sua situação enquanto filho de uma família da classe trabalhadora, também parte da comunidade judaica local, em um período de agitações sociais. Atenta-se às suas leituras materialistas realizadas na adolescência, assim como os textos marxistas com que se deparou quando militante estudantil do PCB na Faculdade de Direito. Também são discutidas as particularidades da trajetória do PCB em Salvador no período bem como os limites e possibilidades postos a Jacob Gorender em sua formação marxista no local e contexto em tela.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden a la Revista Mundos del Trabajo los derechos exclusivos de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licencia permite que terceros remueven, adapten y creen a partir del trabajo publicado, asignando el debido crédito de autoría y publicación inicial en este periódico. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en este periódico (por ejemplo, publicar en repositorio institucional, en sitio personal, publicar una traducción, o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este periódico.



