Abordagem historiográfica numa perspectiva marxista atualizada sobre a cidade: análise das remoções de favelas no Rio de Janeiro nas décadas de 1960 e 1970
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2023.e96985Palavras-chave:
Favelas, Remoção, Aparelhos Privados de HegemoniaResumo
Resenha: PESTANA, Marco Marques. Remoções de favelas no Rio de Janeiro: empresários, Estado e movimento de favelas (1957-1973). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2022.
Referências
PESTANA, Marco. O que o marxismo tem a dizer sobre as favelas cariocas? Indicações para uma agenda de pesquisas baseada no materialismo histórico. In: GONÇALVES, Rafael; BRUM, Mario; AMOROSO, Mauro. Pensando as favelas cariocas: memória e outras abordagens teóricas. Rio de Janeiro: PUC/Pallas, 2022.
KNAUSS, Paulo; BRUM, Mario Sérgio. Encontro marcado: a favela como objeto de pesquisa histórica. In: MELLO, Marco Antonio da Silva; MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio; FREIRE, Leticia de Luna; SIMÕES, Soraya Silveira (org.). Favelas cariocas. Ontem e hoje. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.